Mesmo que se trate de uma prática relativamente antiga, muitas mulheres têm dificuldade na hora de amamentar. Sabendo disso, montamos este conteúdo para apresentar quatro dicas da amamentação para mamães iniciantes. Após a mãe conceber o bebê, ela já pode começar a amamentá-lo. A amamentação, segundo estudos realizados, se coloca como uma atividade essencial para fortalecer a saúde da criança , bem como desenvolvê-la.
Nessa perspectiva, de acordo com uma matéria publicada pela Revista Crescer, o leite materno é o alimento mais importante, completo e equilibrado para a criança, devendo ela recebê-lo até o sexto mês, contado da data de seu nascimento.
Uma das primeiras coisas que deve fazer durante o processo de amamentação para mamães iniciantes é verificar se o seu bebê não está com fome.
Como se sabe, nos primeiros meses da criança, o processo de comunicação é relativamente difícil, sobretudo para o bebê, uma vez que ele está em sua fase inicial de aprendizado. É aí que ele passa a aprender a se comunicar com a mãe, dando a ela sinais de que está com fome.
No entanto, hoje, existem alguns conhecimentos que são ensinados para que uma mãe seja capaz de identificar se a sua criança está com fome. Conheça alguns deles:
É fato que amamentar é uma atitude de amor para com o filho, considerando a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança. No entanto, amamentar é um processo que pode ser cansativo, caso a mãe não adote uma posição confortável para fazê-lo.
Alguns especialistas no assunto dão orientações sobre a posição ideal para que uma mãe se sinta confortável na hora da amamentação. Algumas são:
Após escolher a melhor posição para amamentar o seu bebê, é hora de colocá-lo no seu peito.
No começo, muitas mães encontram dificuldade nesse processo, o que é comum, considerando que a criança está em sua fase inicial de aprendizado e, achar o peito da mãe é um desafio que deve ser facilitado pela gestora.
Alguns especialistas em amamentação ensinam algumas técnicas que podem facilitar o processo de colocação do peito na boca do bebê:
Nas primeiras semanas de amamentação, os especialistas recomendam que a mãe ofereça ao bebê as duas mamas, para que ela se acostume, bem como para gerar maior produção de leite. A criança deve mamar entre 10 a 15 minutos cada mama.
Para que a mãe não se machuque, tendo o seu mamilo ferido, ela deve retirar o bebê da mama com cuidado.
Alguns profissionais especializados no processo de amamentação ensinam que a mãe deve colocar o dedo mindinho no cantinho da boca da criança enquanto ela está mamando. Ao entrar em contato com o dedinho, a criança soltará o mamilo aos poucos, não machucando a mãe.
Agora que conhece algumas dicas de amamentação para mamães iniciantes, coloque-as em prática. Combinado?
Para ter acesso a outros conteúdos como este, acesse outros artigos no blog do Amigão Saúde. Nele estamos sempre publicando textos que podem aumentar os seus conhecimentos.
Nem todo plano tem um tempo mínimo para atender seus clientes. A Amigão Saúde te…
Confira como funciona a licença paternidade em diversos casos e como você pode exigir esse…
Existem muitos tipos de açúcar no mercado e escolher aquele que é o melhor para…