Plano de saúde cobre cirurgia bariátrica?

por | jan 28, 2020

plano de saude cobre cirurgia bariatrica

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é, hoje, um dos principais problemas de saúde de ordem pública, por isso é muito importante saber se o seu plano de saúde cobre cirurgia bariátrica. Afinal, contar com um plano de saúde deixou de ser apenas uma opção para se tornar uma ação fundamental para que uma pessoa veja a sua saúde preservada e socorrida nos momentos de urgência. Tanto isso é verdade que, de acordo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, em 2018, houve um aumento significativo quanto à adesão de planos de saúde. Só em janeiro, o Brasil contava com 23,06 milhões de beneficiários.

Ou seja, o plano de saúde não serve apenas para nos acudir nos momentos de urgência, mas também em outras situações, como é o caso da necessidade de cirurgia bariátrica (redução de estômago). Mas será que o plano de saúde cobre esse tipo de procedimento?

Se também carrega essa dúvida, continue a leitura. Aqui, reunimos algumas informações que podem nos ajudar a esclarecê-la.

A obesidade é um problema de saúde pública

A doença afeta boa parte da população mundial e, segundo o órgão, de acordo com projeções feitas para 2025, será um problema que atingirá 2,3 bilhões de pessoas, incluindo adultos e crianças.

A realidade brasileira não é diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% da população adulta e mais de 15% da população infantil está acima do peso.

O problema, na verdade, não é necessariamente o aumento de peso, mas o que esse aumento provoca, que é, em geral, outras doenças, como insuficiência respiratória e entupimento das artérias, o que pode gerar algo mais grave, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para as pessoas em condição de obesidade ou que estão acima do peso, viver, certamente, não é nada fácil e muitas delas sonham com a cirurgia de redução de estômago com o objetivo de garantir o seu bem-estar geral e, sobretudo, uma melhora em sua qualidade de vida.

Convênio médico ou plano de saúde cobre a cirurgia bariátrica?

Observando a situação-problema pelo qual o Brasil passa, no que diz respeito ao crescimento do número de pessoas em condição de obesidade ou acima do peso, a ANS incluiu, em janeiro de 2012, no rol de coberturas básicas dos planos de saúde, a cirurgia bariátrica ou de redução do estômago. Isso beneficia a maioria da população que necessita desse tipo de procedimento médico para ter a sua qualidade de vida melhorada.

No entanto, vale salientar que a inclusão da cirurgia bariátrica no rol de coberturas básicas dos planos de saúde foi fruto de uma luta intensa.

Os especialistas apontam que a participação popular se coloca como um dos critérios observados pela ANS para realizar a revisão anual dos planos de saúde e dos procedimentos obrigatórios relacionados a estes. Foi por força de 2 mil assinaturas (pedindo a inclusão da cirurgia bariátrica no rol de coberturas básicas dos planos de saúde) que a ANS promoveu o pedido.

No âmbito da bariátrica, as cirurgias contempladas são a de Mason, gastroplastia vertical com banda e sem derivação, e a restritiva. Além disso, a ANS assegura a cirurgia de retirada do excesso de pele.

Cuidados ao selecionar a operadora do plano de saúde

Certamente, agora que sabe que é possível realizar a cirurgia bariátrica ao contar com um plano de saúde, você deve estar começando a sua pesquisa pela busca de uma operadora de planos de saúde, certo?

Todavia, é fundamental tomar alguns cuidados, para que dessa maneira possa usufruir dos seus direitos com plenitude e sem dores de cabeça.

A seguir, apontamos alguns cuidados que deve ter na escolha da operadora do plano de saúde. Confira:

  • Veja se a operadora está registrada na ANS, que é o órgão regulador desse mercado;
  • Leia com total atenção o contrato do plano de saúde, para conhecer seus direitos e deveres;
  • Conheça a experiência de mercado da operadora, bem como sua reputação.

Como vimos, dispor de um plano de saúde é essencial por diversos motivos, entre eles, que podemos contar com procedimentos, a exemplo da cirurgia bariátrica, que podem melhorar bastante a nossa qualidade de vida.

Siga-nos nas redes sociais ou solicite sua cotação agora mesmo! Fique por dentro de outros conteúdos do Amigão Saúde!

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

Contrate a melhor opção de plano de saúde com a ajuda de nossos especialistas! Valorize seu dinheiro.

Até 40% de economia pelo CPNJ: MEI, ME e EIRELLI.

Plano de saúde cobre tratamento de fertilização?

Ter um filho é um desejo muito comum para uma boa parte dos casais, mas infelizmente, algumas questões de saúde impedem que isso aconteça naturalmente em muitos casos. É aí que entram os processos de reprodução assistida, e quem tem convênio médico costuma levantar o seguinte questionamento: plano de saúde cobre tratamento de fertilização?

Conteúdos relacionados: