Qual a importância de uma corretora na escolha do seu plano de saúde?

por | jul 18, 2017

qual a importancia de uma corretora na escolha do seu plano de saude

Você quer um plano de saúde acessível, que contemple toda a sua família, cubra suas necessidades e caiba no seu bolso, mas não sabe nem por onde começar? Aí está a importância de uma corretora na escolha do seu plano de saúde!

Muitas vezes, temos que fazer alguns cortes inevitáveis nos gastos de nossa casa, principalmente neste momento de crise econômica. Todavia, sabemos que com a saúde não se pode brincar. Ter um plano de saúde traz a sensação de segurança e tranquilidade, não é mesmo?

Veja a seguir como uma corretora de seguros pode ajudar a encontrar o plano de saúde ideal.

1. É um profissional treinado

O corretor de seguros é preparado tecnicamente e habilitado legalmente para fazer o intermédio entre as seguradoras e os consumidores. Ele precisa ter autorização da Superintendência de Seguros Privados em um exame específico.

O setor de saúde possui linguagem complexa e com características particulares que não são conhecidas pela maioria das pessoas. O profissional de seguros consegue disponibilizar uma ajuda qualificada para a escolha do melhor plano para sua família.

Perceba que é um profissional que teve que passar por um estudo e treinamento para suprir as necessidades de seus clientes, sejam empresas ou famílias.

2. Deve ser dinâmico, ágil e confiável

Os seguros de saúde contêm vocabulário complicado que depende de um entendimento mais aprofundado. O profissional ideal precisa conhecer bem o assunto, ser ágil e liberar o RH e o empreendedor para cuidar apenas das questões mais estratégicas.

O corretor deve facilitar a sua escolha e seu entendimento do contrato, responder rapidamente a e-mails e ligações de maneira que mostre sua disponibilidade e empenho em cada caso.

Se você quiser pesquisar a credibilidade de seu corretor, é possível consultar o CNPJ, pesquisar sobre os planos cancelados e o protocolo de ação da corretora em casos como esses.

3. Faz consultoria

Não faz muito tempo que o corretor era visto como um vendedor de seguros. Ganhava mais pelo seguro mais caro e não tinha que manter um acompanhamento com o cliente. Mas isso mudou com a humanização dessa área e muitos cursos de atualização.

Esse profissional recebe comissão já inclusa no preço do seguro, mas não apenas vende o produto, como deve prestar bom atendimento e estar à disposição do cliente para esclarecimento de dúvidas e qualquer outro tipo de auxílio.

Ele é o mais indicado para encontrar uma cobertura que se adéque em suas necessidades e em seu bolso. Já está acostumado com os tipos de plano e pode, rapidamente, reduzir seu leque de opções para aquelas que são mais apropriadas ao seu perfil.

4. Pesquisa preços e compara

Avaliar suas necessidades, levar em consideração a idade, os hábitos e o histórico médico de sua família é o primeiro passo do corretor. Essa avaliação será o norte para escolher o seu plano de saúde ideal.

Mas, mesmo assim, ele fará uma cotação de preços e condições com todos os riscos que serão cobertos ou excluídos da cobertura. Mostrará a você todas as vantagens e desvantagens dos planos pesquisados e sanará todas as suas dúvidas antes que você decida qual plano contratará. Ou seja, ele faz toda a parte difícil e trabalhosa.

5. Depende da corretora em que trabalha

A qualidade do trabalho é diretamente dependente da corretora. Caso a empresa seja focada apenas em números, não valorize seus funcionários e não invista em treinamento, consequentemente os corretores que lá trabalham vão oferecer um atendimento precário.

Consistência e credibilidade são palavras-chave para que a corretora consiga atender às expectativas dos clientes. É necessário que ela se antecipe, identifique prováveis riscos e esteja sempre preparada. Isso só acontece com muito treinamento, variados cursos e capacitação dos profissionais.

6. Garante economia às empresas

No caso das empresas, a corretora trabalha junto com o departamento de recursos humanos a fim de obter detalhes sobre o uso do serviço de saúde e perfil dos funcionários. Com o sistema de gestão de risco, obtêm-se informações que indicarão o rumo das ações de saúde e melhorarão a produtividade do trabalhador.

Existem diversos novos programas que possibilitam à empresa conter todo o registro de consultas e exames que seus funcionários realizam. Dessa maneira, é possível identificar quais são as doenças geradas pelo esforço na empresa, qual área é mais acometida e, assim, promover projetos para melhorar as condições de trabalho.

Essas informações revelam os fatores que aumentam os índices de sinistralidade e impactam no custo do plano. Caso a instituição tome precauções, pode melhorar o local de trabalho e diminuir os custos com saúde.

7. Alerta sobre a renovação e taxas

Os corretores ficam responsáveis por verificar todas as condições de renovação do seguro, valor dos prêmios e taxas que podem ser adicionadas em função da idade. Um bom corretor estará sempre de olho em você e na sua segurança.

8. Cuida de sua apólice

A apólice é o contrato que formaliza a contratação do plano de saúde, seja ele familiar ou coletivo. Suas condições são definidas por cláusulas que determinam direitos e obrigações de ambos os lados.

A importância de uma corretora de plano de saúde é que ela fará a negociação em seu favor, mas é muito importante que você leia todo o contrato com atenção e procure saber os riscos que são excluídos de sua cobertura. As restrições devem vir em destaque no contrato.

Não assine nenhum documento com o qual você não concorda ou tem o desejo de modificar alguma cláusula.

9. Ajuda a revisar as informações e o contrato

No momento que você estiver pronto para assinar o contrato, tenha certeza que todas as informações oferecidas ao corretor estão corretas. Ele ajudará a revisá-las, mas você deve ser totalmente transparente.

A omissão de qualquer informação pode fazer com que o contrato seja anulado. Alguns documentos devem ser preenchidos somente por você, como é o caso da declaração de saúde.

Percebeu a importância de uma corretora de plano de saúde? Ela é capaz de facilitar toda a pesquisa e negociação com a seguradora, além de defender seus direitos e necessidades. Para mais informações, entre em contato conosco!

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

Contrate a melhor opção de plano de saúde com a ajuda de nossos especialistas! Valorize seu dinheiro.

Até 40% de economia pelo CPNJ: MEI, ME e EIRELLI.

Posso contratar um plano de saúde já estando grávida? Como fazer?

Sempre existe a dúvida se é possível contratar um plano de saúde já estando grávida. Veja no blog se vale a pena investir nesse serviço durante a gravidez.

Conteúdos relacionados: