Rede credenciada: qual a relevância na escolha do plano de saúde?

por | set 28, 2022

amigao saude - rede credenciada

Ao optar por um plano de saúde, você precisa prestar muita atenção na rede credenciada oferecida, ou seja, na rede prestadora de serviços de saúde que você terá à sua disposição. É importante estar por dentro do quadro disponível de médicos, hospitais, laboratórios para a realização de exames e atendimento de urgência.

Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos um guia com tudo que você deve lembrar antes de fechar negócio com a sua nova operadora de saúde! Vamos conferir?

O que é rede credenciada?

A rede credenciada (referenciada ou contratada) é formada pelos médicos das mais variadas especialidades, prestadores de serviços de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios que são contratados pela operadora do seguro ou do plano de saúde e que vão atender você e sua família.

Geralmente, você pode consultar a rede credenciada pelo site do plano de saúde ou por um número de telefone. Antes da contratação, uma boa dica é perguntar onde e como você pode ter acesso às informações da rede credenciada. Muitas vezes, um plano que tenha uma rede credenciada regional, perto da sua casa, pode ser a melhor opção.

Qual é a importância da rede credenciada na escolha do plano de saúde?

Se você está em dúvida sobre qual plano escolher, analise muito bem a rede credenciada. Verifique se existem hospitais e médicos perto da sua casa ou trabalho. Se você precisar de uma consulta com algum médico ou hospital fora da rede credenciada, saiba como funciona o reembolso da consulta.

Uma vez contratado o plano de saúde, o ideal é utilizar preferencialmente os médicos e os hospitais da rede referenciada, para evitar os temíveis e inesperados custos adicionais.

opengraph - rede credenciada smart 200 em guarulhos

Qual é a abrangência das redes credenciadas?

Os planos de saúde podem ter abrangência regional, estadual, nacional, ou até mesmo internacional, em casos de viagem. Conforme a abrangência, o preço do plano pode ser mais alto. Por isso, é importante levar em conta qual é a sua necessidade

Muitas vezes, interessa mais ter um bom médico no seu bairro, do que uma enorme rede nacional, ou internacional, se você não costuma viajar muito. Com relação à abrangência, vale mais contar com a qualidade e a reputação dos estabelecimentos e dos profissionais que você terá à sua disposição do que com a quantidade da rede credenciada.

Como posso saber se a rede conveniada do plano que pretendo contratar é boa ou não?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de planos de saúde devem oferecer ao consumidor um material de divulgação com a qualificação de cada um dos seus credenciados. Se a operadora do plano de saúde que você pretende contratar não forneceu essa informação, desconfie.

No site da ANS você pode consultar a posição da operadora que pretende contratar no ranking chamado “Índice de Desempenho das Operadoras”. Você pode fazer a sua consulta apenas com o nome da operadora, ou com o número do registro dela na ANS ou com o número do CNPJ.

O tamanho da rede credenciada oferecida influencia no preço do plano de saúde?

Em geral, os planos que oferecem uma extensa rede credenciada também são os mais caros. Muitos planos de saúde oferecem cobertura odontológica, obstétrica, hospitalar, ambulatorial, além de laboratórios para exames médicos. Informe-se! Não vá pagar mais por um serviço que você nunca vai usar.

Se você não pretende mais ter filhos, por exemplo, o serviço de obstetrícia e maternidade é totalmente dispensável. E vice-versa, ou seja, assegure-se de que o plano não vai deixar você na mão sem oferecer um bom ortopedista, se no caso você gostar de praticar esportes e de jogar futebol com os amigos no fim de semana.

E se a operadora de saúde resolver mudar a rede conveniada, excluindo algum médico que esteja me atendendo?

A ANS exige que a operadora de saúde mantenha a rede credenciada oferecida ao consumidor na contratação do seu plano. Se for preciso mudar alguma coisa, a operadora precisa pedir uma autorização à ANS e não pode fazer nada antes de obter essa autorização.

Nesse caso, a operadora precisa seguir o que a lei determina:

  • para excluir da sua rede credenciada um prestador de serviços de saúde, a operadora precisa avaliar a capacidade de atendimento da entidade que deseja excluir, e precisa manter a cobertura no mesmo padrão de qualidade, sem nenhum custo adicional para o consumidor;
  • para substituir da rede conveniada um prestador de serviços de saúde, a operadora precisa oferecer outro que mantenha o mesmo padrão de qualidade e serviços. Nesse caso, a lei exige que informe ao consumidor e à ANS com um mês de antecedência.

Existe alguma punição ao médico, laboratório ou hospital da rede credenciada que se recuse a me atender ou atender alguém da minha família?

Sim. O contratante pode e deve ser atendido por toda a rede credenciada oferecida pela operadora do plano de saúde. A operadora deve se responsabilizar por este atendimento, sem nenhum tipo de impedimento ou recusa. Mas se houver recusa de atendimento sem justificativa, a operadora poderá ser punida por infringir a lei.

E se eu não gostar do atendimento de algum profissional da rede credenciada, como fazer?

A ANS tem avaliado as operadoras de saúde, e manter a qualidade da rede credenciada tem sido uma preocupação de todas elas. Mas, caso ocorra algum tipo de problema, saiba a quem recorrer:

  • em primeiro lugar, você deve recorrer à própria operadora de saúde, que deve oferecer canais de comunicação de fácil acesso com o consumidor para que ele possa facilmente registrar a sua queixa e ter uma resposta satisfatória no menor tempo possível;
  • uma segunda opção seria entrar em contato com a ANS, pelo telefone DISQUE ANS 0800 7019656, ou pelo site.

Portanto, a rede credenciada é um dos itens mais importantes no momento da contratação de um plano de saúde. Reveja os itens destacados neste post e faça a melhor escolha para as suas necessidades, optando sempre por um plano que caiba no seu bolso.

Agora que você já sabe a importância da rede credenciada, que tal entender como avaliar um plano de saúde? Conheça agora os principais critérios utilizados na avaliação desse serviço!

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

Contrate a melhor opção de plano de saúde com a ajuda de nossos especialistas! Valorize seu dinheiro.

Até 40% de economia pelo CPNJ: MEI, ME e EIRELLI.

Check Up: veja passo a passo da Omint para cuidar de você com o Screening de Saúde

Um check up de saúde realizado periodicamente pode prevenir doenças, ajudar o dia a dia e melhorar a qualidade de vida.

Conteúdos relacionados: