ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

5 dicas essenciais sobre plano de saúde para idosos

por | ago 6, 2021

plano de saude para idosos dicas importantes

Independentemente da idade, contar com um plano de saúde para idosos é uma condição fundamental para quem busca tranquilidade, conforto e agilidade em relação ao atendimento clínico, laboratorial e médico. Nesse sentido, vale dizer que algumas das principais vantagens oferecidas por um plano de saúde são rapidez no atendimento em clínicas e hospitais de qualidade, garantia de tratamento e mais saúde para você e seus familiares.

No entanto, os idosos devem dar atenção especial a esse assunto, afinal, o corpo, com o passar do tempo, vai se tornando fraco, exigindo um olhar especial de nossa parte. Pensar na saúde dos idosos é fundamental.

Com o objetivo de ajudar esse importante grupo social a selecionar o melhor plano de saúde, elaboramos este conteúdo para apresentar cinco dicas que podem otimizar e conferir maior segurança para esse processo. São orientações que podem fazê-lo tomar a decisão certa. Vem conferir!

1. Mapeie e compare os preços dos planos de saúde para idosos

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para contratar um bom plano de saúde para idosos é mapear os planos de saúde existentes voltados para esse grupo social. Essa iniciativa fará você não apenas conhecer melhor os planos, mas também os preços de cada um.

Com outras palavras, ao mapear e comparar os preços dos planos de saúde, você pode selecionar aquele que mais atende às suas necessidades e faixa orçamentária.

Hoje, vale dizer, diversas operadoras oferecem planos de saúde para idosos, por exemplo, São Miguel Saúde, Unimed, SulAmérica Saúde, Porto Seguro, BioVida Saúde, São Cristóvão, Allianz e outros. Nessa etapa, o ideal é fazer um comparativo de preços para que assim saiba qual ou quais dos planos de saúde disponíveis pelo mercado cabem em seu financeiro.

2. Verifique se a operadora segue as normas da ANS

Não basta apenas mapear e comparar os preços dos planos de saúde para idosos para que encontre o ideal para você. É preciso também verificar se a operadora que selecionou segue as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que é vinculado ao Ministério de Saúde, sendo responsável pelos convênios médicos no Brasil.

Vale acrescentar que a ANS está sempre criando instruções e/ou regulamentos que devem ser observados pelas operadoras de planos de saúde. Qualquer atitude por parte delas em desacordo com o que diz a ANS, garante ao consumidor o direito de contestação e até mesmo o direito à indenização por danos morais ou materiais.

Em resumo, em seu processo de escolha de um plano de saúde para idosos, averigue se a operadora (ou operadoras que está avaliando) segue de forma fidedigna as normas estabelecidas pelo órgão destacado, principalmente as determinações relacionadas aos aposentados/idosos.

Fazer isso evita que você tenha dor de cabeça e tome a decisão certa ao selecionar a operadora que pode garantir que seus direitos sejam respeitados.

3. Avalie o que o plano de saúde cobre

Outro ponto importante que você precisa observar no processo de escolha de um plano de saúde para idosos é o que ele cobre, ou melhor, quais coberturas são oferecidas. Isso é importante porque é nessa fase que desejamos aproveitar a vida com conforto e segurança.

Não apenas por conta disso, vale dizer. Ao avaliar o que o plano de saúde cobre, você pode verificar se ele realmente pode atender suas necessidades. Por isso, investigue com calma as especialidades que o plano de saúde oferece, bem como os procedimentos (clínica, hospitalar e laboratorial).

Nesse sentido, cumpre destacar que um plano de saúde é composto, geralmente, por procedimentos padrões e especiais, sendo estes selecionados no momento da contratação. Com outras palavras, a operadora pode oferecer um plano de saúde básico e o interessado pode contratar mais coberturas ou procedimentos, como planos com ou sem apartamento, por exemplo. Saber disso é fundamental para que contrate o plano ideal para você.

4. Verifique a abrangência do plano de saúde

Não menos importante que avaliar o que o plano cobre é verificar a sua abrangência, principalmente se você é aquele idoso que adora aproveitar a vida da melhor maneira possível: viajando, conhecendo lugares incríveis por esse Brasil.

Cumpre ressaltar que, via de regra, quanto mais abrangente um plano de saúde for, melhor ele será, uma vez que podemos precisar dele em momentos de urgência ou emergência.

Atualmente, você pode encontrar planos de saúde para idosos com diferentes abrangências, a saber:

Local

Alguns planos de saúde possuem abrangência local, ou seja, atendem somente dentro de determinado território, que pode envolver uma ou mais cidades que ficam próximas umas das outras. Nesse caso, a rede de atendimento é local.

Regional

A abrangência regional é maior que a local e pode abarcar mais de um estado, como, por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo. São estados que ficam próximos, formando uma região.

Nacional

Os planos de saúde com abrangência nacional são um dos melhores do mercado, considerando que o usuário pode ser atendido em diversos locais do território nacional. Embora isso seja possível, é importante analisar cuidadosamente a rede de atendimento própria e externa da operadora, para que assim se sinta mais seguro ao tomar a decisão de contratá-la.

Em sua análise, considere também avaliar clínicas, laboratórios, hospitais etc. É uma forma de se certificar de que você, quando precisar, contará com um atendimento não apenas de qualidade, mas de referência.

5. Leia com atenção o contrato do plano de saúde

Por fim, como última dica, leia com atenção o contrato do plano de saúde, atentando-se a cada cláusula, para que assim não seja pego de surpresa. No entanto, se você encontrar dificuldade para realizar essa tarefa, não sabendo interpretar o que diz as cláusulas, veja a possibilidade de contratar um profissional especialista que possa ajudar você nesse sentido.

Essa é uma forma de garantir que seus direitos estão sendo respeitados e de que você está contratando um produto que pode realmente atender suas necessidades.

Após ler este conteúdo, você ficou interessado em contratar um plano de saúde para idosos? Não deixe de entrar em contato conosco. Combinado?

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Conheça os benefícios do plano de saúde para microempreendedores

Além de acesso aos serviços que todo plano deve fornecer, o plano de saúde para microempreendedores apresenta alguns benefícios. Saiba mais!

Conteúdos relacionados: