9 hábitos simples de alimentação que tornarão sua família mais saudável

9 hábitos simples de alimentação que tornarão sua família mais saudável

O estilo de vida saudável está cada vez mais valorizado na nossa sociedade. Com o aumento da expectativa de vida, é comum que as pessoas busquem uma longevidade com mais qualidade, prevenindo-se ao máximo de doenças, principalmente as crônicas.

Manter hábitos simples na alimentação diária pode ser um grande diferencial para alcançar esse objetivo. No entanto, apesar das pessoas estarem cientes de que a alimentação é um ponto importante na saúde, muitas ainda não sabem como iniciar uma nova rotina.

Esse é o seu caso? Então confira 9 hábitos simples de alimentação que você e sua família podem começar a seguir agora mesmo!

1. Evite comidas gordurosas e industrializadas

O primeiro passo para ter hábitos alimentares mais saudáveis é evitar ao máximo alimentos gordurosos e industrializados. O nosso corpo se acostuma com o que oferecemos a ele: alimentos ricos em açúcar e gordura podem ser altamente viciantes, então quanto menos você e seus filhos consumirem, menos sentirão falta.

Isso pode ser muito difícil no começo, então uma boa dica é fazer trocas aos poucos. Na primeira semana, faça batata cozida no lugar da batata frita, troque o refrigerante pelo suco, e assim por diante. Depois, experimente batata-doce e sucos sem açúcar. Hábitos introduzidos pouco a pouco são mais fáceis de serem absorvidos.

2. Eleja o “dia do novo”

O “dia do novo” pode ser uma boa ideia para que a família prove alimentos que nunca entraram na mesa. Para ficar mais divertido, pode haver um rodízio: cada semana um membro diferente da família escolhe um alimento a ser provado por todos.

É importante que seja uma refeição equilibrada, para que novos alimentos benéficos à saúde sejam adicionados à rotina familiar.

3. Converse sobre alimentação com sua família

Caso tenha filhos pequenos ou pessoas da família que não entendam o porquê de mudar a rotina, procure explicar como a alimentação influencia na saúde e na qualidade de vida.

É importante que as pessoas aprendam que determinados alimentos podem ser muito prejudiciais à saúde, e estão relacionados a doenças crônicas como osteoporose, diabetes, problemas cardíacos e hipertensão.

As crianças também devem participar da conversa. Mesmo que elas não entendam tudo agora, é importante que já cresçam familiarizadas com o assunto. Quem mantém uma dieta equilibrada e oferece ao corpo todos os nutrientes necessários, têm menos chances de ter problemas de saúde.

4. Prepare as refeições em conjunto

Cozinhar em família é mais um hábito simples que pode ser trabalhado para tornar a alimentação mais saudável. Quando se prepara o próprio alimento, diversos produtos industrializados são deixados de lado.

Temperos em tabletes e sachês podem ser trocados por ervas e condimentos naturais, assim como os molhos prontos podem ser substituídos pelas versões caseiras.

Além disso, cozinhar a própria comida com a família, pode ser estimulante para mudar o cardápio, pois um motiva o outro nos novos hábitos.

5. Coma vegetais diariamente

Frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em vitaminas e minerais, que são substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, possuem poucas calorias, pouca quantidade de gordura e açúcar.

Outro fator positivo de comer diariamente esse tipo de alimento é que grande parte deles possui alto fator antioxidante. As substâncias antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e são fundamentais para o sistema imunológico.

6. Congele comidas saudáveis

É muito comum que as pessoas saiam da dieta quando estão sem tempo para cozinhar. Esse é o momento propício para abrir a geladeira e pegar aquele prato pronto, cheio de sódio e gordura, que veio direto do supermercado.

Sabemos que muitas vezes o dia foi corrido e a preguiça bate à porta mesmo. Por isso, a dica é separar um dia no mês ou a cada quinze dias para cozinhar refeições saudáveis e congelar em pequenas porções.

Essa é uma prática simples, que substitui alimentos processados por uma comida saudável e caseira, utilizando temperos, sal e açúcar na medida certa.

7. Torne as refeições um momento especial

Procure reunir a família durante as refeições, e faça com que todos sintam que aquele é um momento especial. Quando todos realizam a refeição juntos, fica mais fácil selecionar alimentos mais saudáveis.

Experimente desligar a TV, conversar, curtir a companhia de quem está à mesa. Você irá prestar mais atenção ao que está no prato, e aproveitar mais este momento em família.

Essa prática faz com que todos considerem a alimentação um momento importante do dia, quando cada um oferece ao organismo os alimentos que ele realmente precisa, e que vão fazer a diferença no seu bem-estar.

8. Varie o cardápio

Comer todo o dia a mesma comida pode enjoar, aumentando o risco de cair em alguma tentação. Além disso, cada alimento tem as suas particularidades. Por isso, mesmo que sejam do mesmo tipo, podem oferecer nutrientes específicos e diferentes.

Para que o organismo tenha acesso a todos os nutrientes, é interessante que o cardápio seja variado constantemente.

9. Mantenha o corpo hidratado

A maior parte do corpo humano é formada por água. Esse elemento tem diversas funções importantíssimas no organismo, como transportar oxigênio, sais minerais e nutrientes para as células.

Apesar de exercer funções indispensáveis para o bom funcionamento do corpo, a água não consegue se repor sozinha e, por isso mesmo, precisa ser reabsorvida constantemente.

Para ajudar a introduzir esse hábito ao dia a dia, uma boa maneira é carregar consigo uma pequena garrafa que possa ser enchida com frequência, sempre que esvaziar. Caso seja de 500 ml, procure repor pelo menos quatro vezes ao dia.

Como você viu, cuidar da alimentação ajuda a manter o bom funcionamento do corpo humano, garantindo não apenas a saúde, mas também melhorando a autoestima, a disposição e a sensação de bem-estar.

Quando toda a família participa das mudanças, fica muito mais fácil e prazeroso segui-las. Esses pequenos esforços trarão grandes benefícios que logo serão sentidos na qualidade de vida de todos!

Agora que já conhece alguns hábitos simples de alimentação, que tal dividir essas dicas com outras pessoas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que se preocupem com a saúde e o bem-estar!

Categorias

Share This