Plano de Saúde Nacional: confira o ranking dos melhores e piores

maio 16, 2017

Você quer um plano de saúde nacional acessível, que contemple toda a sua família e com opções de atendimento próximo à sua casa, mas não sabe como encontrar? Existem diversas operadoras que prestam serviços de saúde, mas como escolher a melhor?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) iniciou um programa de qualificação de operadoras de planos de saúde que foi reestruturado em 2015 com o objetivo de melhorar continuamente o programa e verificar a qualidade desses prestadores de serviço.

A seguir, contaremos como essas empresas são avaliadas, os fatores que são levados em consideração, quais são as melhores e as piores em termos de qualidade e muitos outros detalhes.

Fique atento para descobrir o ranking de planos de saúde do Brasil e escolher o melhor para você!

Como as empresas de plano de saúde são ranqueadas?

Para conseguir medir o desempenho das operadoras, foi criado o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar. Esse índice é calculado a partir de indicadores definidos pela ANS.

Avaliam o ano anterior ao da divulgação, ou seja, se você está vendo o IDSS de 2016, ele será referente ao ano de 2015. Cada operadora recebe uma nota que varia de 0 a 1, o que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem de desempenho: a nota 1 seria a mais alta.

Quais fatores são levados em consideração?

O IDSS é composto por 4 fatores, todos com o mesmo peso. Cada fator vale 25% da nota atribuída àquela operadora. São eles:

  • qualidade em atenção à saúde: avalia o conjunto de ações em saúde para atender os beneficiários; se a operadora se preocupa com as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada, ou seja, se ela trata, previne e mantém a saúde das pessoas que atende;
  • garantia de acesso: analisa a acessibilidade dos beneficiários ao atendimento e a oferta de rede de prestadores;
  • sustentabilidade no mercado: estuda o equilíbrio financeiro e econômico da operadora, a satisfação dos beneficiários e compromisso com prestadores;
  • gestão de processos e regulação: observa se as operadoras estão devidamente cadastradas e se seguem os protocolos de saúde da ANS.

Quais estão entre as melhores?

Abertta saúde

Abertta saúde é o plano de saúde dos trabalhadores da Arcelormittal no Brasil e está classificada entre as melhores operadoras do país. Com seu IDSS médio de 0,9553, ele também abrange o plano odontológico.

Apesar de ser classificada como uma empresa de pequeno porte, possui nota máxima 1 no fator de qualidade em atenção à saúde. Está qualificada entre as melhores desde 2012 e em crescente desenvolvimento.

UNIMED de Belo Horizonte

Sua nota média é de 0,9542, não tem muitos problemas com disponibilização de hospitais e atendimento em alguns municípios. Sua qualidade em atenção à saúde chega a 1 e a gestão de processos e regulação 0,9816.

O histórico do plano de saúde nacional da UNIMED de BH mostra que está entre as melhores desde 2009, o que demonstra uma boa consistência no mercado.

UNIMED Morrinhos

A UNIMED de Morrinhos está entre as melhores desde 2011. Tem média de 0,9311 com ótimas notas em sustentabilidade no mercado e em gestão de processos e regulação. Suas notas mais baixas ainda são boas e se encontram em atenção à saúde e garantia de acesso.

Amil Assistência Médica Internacional S.A.

A Amil teve um bom crescimento do ano de 2014 para o ano de 2015, seu IDSS cresceu de 0,7363 para 0,8898 e, assim, ela passou para a classe das melhores operadoras.

Sua nota mais baixa está no fator de sustentabilidade no mercado. Contudo, ao analisar as outras notas, vemos falta de hospitais, atendimento 24h e disponibilidade de procedimentos em alguns municípios, além de uma proporção de partos cesáreos inadequada.

Porto Seguro Saúde

Assim como a Amil, passou para a classificação das melhores no ano de 2015. Tem uma nota média de 0,8960, sendo a mais baixa em garantia de acesso, já que não possui hospitais, atendimento 24h e pronto-socorro em todos os municípios que abrange.

Quais estão entre as piores?

Ameno

Essa operadora tem nota média de 0,3699, sua qualidade em atenção à saúde está avaliada em 0, garantia de acesso em 0,229, gestão de processos e regulação em 0,6229 e sustentabilidade no mercado em 0,6277.

Muitos dos dados fornecidos pela empresa estão inconsistentes, o que pode ter causado essa baixa nas notas.

UNIMED Caratinga

Tem uma média de 0,3438 que também pode ser causada pela inconsistência dos dados fornecidos. Contudo, possui boas notas com relação à disposição de hospitais, atendimento 24h e procedimentos básicos nos municípios aos quais o plano tem abrangência.

Saúde Real

Apesar de uma ótima pontuação no fator de sustentabilidade no mercado, foi muito mal avaliada na área de qualidade em atenção à saúde e garantia de acesso. Também possui dados inconsistentes.

Medical Rio

Sua maior nota é em sustentabilidade no mercado, com 0,6672. A inconsistência dos dados, assim como os outros planos classificados entre os piores, atrapalhou sua classificação; levou seu índice de garantia de acesso próximo a 0,16. Sua média de avaliação é 0,3091.

Sociedade Benecap de Assistência à Saúde

Essa empresa não possui dados inconsistentes e, mesmo assim, está entre as piores. Tem média de 0,3706, com índices de garantia de acesso e gestão de processos e regulação na casa dos 0,4. Seu índice de qualidade em atenção à saúde é de 0 e sua sustentabilidade no mercado 0,5940.

No site da Agencia Nacional de Saúde você pode pesquisar o plano que deseja pelo nome ou pela faixa de avaliação. Lá você terá diversas informações relacionadas às empresas.

Os índices são divididos em fatores menores para que possamos ter uma noção melhor de como se chegou àquela nota e o que realmente precisa de melhorias. No mesmo site temos os normativos do Programa de Qualificação das Operadoras, para que possamos entender melhor como funciona.

A escolha de um plano de saúde é muito importante e, ao mesmo tempo, cheia de fatores a serem considerados. É necessário pesquisar, conversar com usuários e utilizar todos os métodos disponíveis, já que esse ranking serve apenas como um guia na escolha da sua operadora de saúde.

Gostou das informações sobre o ranking do plano de saúde nacional feito pela ANS? Se você achou este texto interessante e quer dividir essas informações com outras famílias, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.


Also published on Medium.

Share This