5 dúvidas mais comuns sobre planos de saúde

por | jul 18, 2018

5 duvidas mais comuns sobre planos de saúde

Para muitas pessoas, sobretudo aquelas que residem em regiões em que a assistência em saúde pública é precária, contratar um plano de saúde é uma segurança de que, em caso de necessidade, receberá um atendimento digno e adequado. Entretanto, em meio a inúmeras opções disponíveis com diferentes tipos de cobertura e abrangência, é normal ter dúvidas sobre planos de saúde.

Esse serviço é regulamentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e, por isso, precisa seguir uma legislação e cumprir alguns requisitos mínimos para funcionar. Então, se você quer saber quais são as dúvidas mais comuns e entender melhor como funciona um plano de saúde, leia este artigo até o final e descubra!

1. Existe um tempo de carência?

tempo de carência é o período pelo qual o consumidor precisa esperar para usufruir dos serviços prestados pela operadora do plano de saúde. Esse prazo é estipulado pela ANS, mas, normalmente, é preciso esperar pelo menos 180 dias para receber o atendimento. No entanto, se a pessoa já possuir alguma doença prévia, esse período sobe para 24 meses.

Vale destacar que essa regra não se aplica a casos de emergência ou risco de morte. Nessas situações, o prazo mínimo é de 24 horas contadas a partir da assinatura do contrato.

2. Qual é a cobertura obrigatória?

A agência reguladora também fiscaliza alguns serviços mínimos obrigatórios às operadoras de planos de saúde. Todo plano precisa ofertar procedimentos básicos, consultas médicas, cirurgias, exames e serviços de emergência.

É importante lembrar que existe uma variedade de serviços e procedimentos ofertados. Caso você deseje um tipo de cobertura mais completa, precisa observar as opções disponíveis em cada prestadora de serviço. A maioria das empresas oferecem planos que vão do mais simples até serviços completos, chamados premium — tudo depende do tipo de contrato e valor.

3. Quando a operadora pode fazer reajustes?

Os planos de saúde individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 2004 podem sofrer dois tipos de reajustes: aumento de custos como inflação e novas tecnologias e mudança de faixa etária, sendo que são 10 distintas, de 0 a 59 anos.

Já os planos mais antigos contam com sete faixas que vão dos 0 aos 70 anos. É importante lembrar que, atualmente, pessoas com mais de 60 anos não podem sofrer reajustes em sua mensalidade.

4. Como é feita a contratação de planos por idosos?

Os planos de saúde para idosos obedecem a regras distintas de preços, uma vez que, como visto no item anterior, a partir dos 60 anos, a operadora não pode mais cobrar reajustes por faixas etárias.

Por isso, as pessoas nessa idade precisam contratar um plano de saúde sênior que oferece serviços específicos e foca, sobretudo, nos serviços de prevenção e bem-estar social.

5. O que é coparticipação?

Os planos podem ser contratados na forma individual ou familiar, por meio de empresas e também por um sistema de coparticipação.

Neste último, a pessoa paga uma mensalidade mais baixa e, em contrapartida, deve pagar uma parte de qualquer procedimento, consulta ou exame realizado. A cobertura é a mesma dos demais planos, entretanto, pode haver um gasto maior dependendo do tipo de serviço utilizado.

E aí, as suas dúvidas sobre planos de saúde foram respondidas? Lembre-se de pesquisar bem e entender a sua necessidade antes de contratar esse serviço!

Se você quer ficar por dentro e entender mais sobre planos de saúde, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e Twitter!

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

Contrate a melhor opção de plano de saúde com a ajuda de nossos especialistas! Valorize seu dinheiro.

Até 40% de economia pelo CPNJ: MEI, ME e EIRELLI.

Plano de Saúde Santaris Individual

Todos sabemos que motivos para contratar um plano de saúde não faltam, neste conteúdo nos detalhamos as possibilidades do Plano de Saúde Santaris Individual.

Conteúdos relacionados: