O que você precisa saber sobre o plano de saúde sênior

abr 27, 2018

A saúde é um direito que deve ser garantido a todos. No entanto, com os idosos essa necessidade é ainda mais urgente visto que, com o avançar da idade, o corpo se torna mais fraco e, consequentemente, algumas doenças tendem a ser mais comuns. Por isso, contratar um plano de saúde sênior pode ser a melhor opção, já que trata de questões específicas dessa faixa etária.

Mas o que é o plano de saúde sênior? Neste artigo vamos explicar o que é, como ele funciona, quais as vantagens de aderir a um plano com essas características e ainda dar dicas de empresas que fazem esse atendimento. Leia este artigo até o final e confira!

O que é um plano de saúde sênior?

Durante muito tempo, as operadoras de planos de saúde no Brasil, adotavam um mesmo plano de saúde para todas as idades e, conforme a ela ia avançando, essas empresas praticavam reajustes na mensalidade sem um teto e sem contar o prazo de carência para utilizar os serviços prestados, que chegava a ser muito longo.

No entanto, a partir de 1998, a ANS (Agência Nacional de Saúde) publicou uma resolução que previa adequação dos planos às diferentes faixas etárias. Depois disso, com a criação do Estatuto do Idoso, as regras ficaram mais duras e, com a pressão, surgiram os planos de saúde sênior.

Hoje esses planos são alternativas voltadas para pessoas a partir de 59 anos (ou até menos, já que é possível aderir com 49) que oferecem uma série de vantagens que veremos ainda neste post.

Como esses planos funcionam?

Como dissemos, a população idosa é mais suscetível a doenças, em decorrência do envelhecimento do corpo. No entanto, muitos desses problemas podem ser amenizados, ter o tratamento reduzido ou até mesmo ser evitado com trabalho de prevenção, que é justamente a principal linha de atuação dos planos de saúde específicos para os idosos.

O plano de saúde sênior tem como fundamento atuar na prevenção de doenças com uma série de ações que visam promover exames coletivos, palestras educativas e áreas de convivência que integram os idosos e ainda previnem o aparecimento da depressão, por exemplo.

A mensalidade do plano funciona da seguinte maneira: para evitar o comprometimento da grande parte da renda do idoso, o plano pode ser pago ao longo da vida (momento em que a pessoa ainda é produtiva e costuma ter maior renda em parcelas maiores e, ao atingir 65 anos, há uma redução da mensalidade, trazendo mais segurança e comodidade ao contratante.

Quais são os diferentes tipos?

Os tipos de plano de saúde sênior, assim como os demais planos, variam de acordo com a quantidade de serviços inclusos, tipo de atendimento prestado e área de abrangência.

Alguns planos oferecem atendimento em clínica própria, outros são especializados em realizar o trabalho de prevenção e alguns chegam a incluir até mesmo atividades recreativas de lazer como jogos e bailes para a terceira idade. Essa variedade vai refletir no preço do plano, no entanto, vale a pena pesquisar qual mais atende às suas necessidades ou do seu familiar.

Que tipo de vantagens esses planos possuem?

Um plano de saúde sênior apresenta algumas vantagens em relação aos demais. Confira quais são elas a seguir!

Sem limite de idade

Os planos dessa categoria não possuem limite de idade e nem cobrança por faixa etária após 65 anos. Você pode aderir a partir de 49 anos, caso queria se prevenir e utilizar pelo resto da vida, além de terem prazos menores de carência.

Ausência de reajuste

Em geral, os planos de saúde só podem sofrer reajuste até os 59 anos. Ou seja, nesses planos, o reajuste só em possível para correções de inflação. Isso é uma grande vantagem já que boa parte dos idosos perdem poder aquisitivo ao se aposentar.

Maior segurança

Outro grande benefício do plano de saúde sênior é proporcionar ao idoso a segurança de que, caso ocorra uma emergência como um acidente ou uma doença repentina, ele será atendido. Além de saber que com o trabalho de prevenção, o número de surpresas desagradáveis pode diminuir.

Prevenção

Os planos, em geral, oferecem mutirões de exames, vacinação e consultas para todos os idosos frequentemente como uma forma de analisar a saúde geral do paciente e observar caso algo diferente surja. O trabalho de prevenção é importante para agilizar o tratamento e torná-lo mais eficaz.

Centro de convivência e ações sociais

Os planos de saúde voltados para a população idosa ainda têm como diferencial o foco na questão social. Em geral, eles prezam por estabelecer centros de convivência para integrar os idosos e promover atividades recreativas entre eles visando uma maior interação, redução de problemas psicológicos e manutenção das funções cognitivas

Também promovem ações sociais, como caminhadas, campeonatos de natação e danças que fazem com que o idoso se sinta parte da sociedade e mantenha o espírito jovial.

Onde encontrar planos de saúde sênior em São Paulo?

Na hora de encontrar uma plano de saúde que se encaixe às suas necessidades ou do seu familiar é preciso estar atento a alguns pontos cruciais. Por exemplo, é muito importante verificar se a empresa é especializada em oferecer planos para idosos, ter certeza da cobertura disponível, principalmente quando se viaja muito.

Também é imprescindível ter certeza de que os locais de atendimento são de fácil acesso pelo paciente, checar como são realizadas as ações de medicina preventiva, ter em mente qual valor se encaixa ao seu orçamento e, por fim, comparar os serviços prestados por todas as opções disponíveis.

Alguns exemplos de empresas que oferecem o plano de saúde sênior em São Paulo são:

  • Amigão Saúde
  • Greenline Sênior
  • Prevent Sênior
  • Biovida Sênior

E aí, o que achou de saber mais sobre o plano de saúde sênior? Vale destacar que o importante é pesquisar muito, entender as suas necessidades e identificar o que mais se encaixa no seu perfil.

Agora que você já descobriu mais sobre o assunto, que tal contar aos seus amigos? Eles também podem ter dúvidas. Por isso, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

final de ano black - amigao saude - 2018Powered by Rock Convert