4 dicas para escolher a melhor rede credenciada no seu plano de saúde

mar 14, 2018

Na hora de contratar um plano de saúde, um dos fatores que devem ser considerados é a rede credenciada. Ela é formada pelos médicos de diversas especialidades, hospitais, clínicas, laboratórios e outros prestadores de serviços de saúde.

Também conhecida como rede referenciada ou contratada, é ela que determina os atendimentos e serviços de que você poderá usufruir pelo plano, por isso, é fundamental conhecê-la antes de fechar o contrato.

São diversos fatores que devem ser considerados para garantir que o serviço contratado atenderá as suas necessidades, tendo em vista que as redes podem atender em diferentes localidades e oferecer opções diversas de prestadores de serviços.

Por ser uma escolha tão importante, preparamos este post com 4 dicas para você seguir na hora de decidir a rede credenciada no seu plano de saúde. Confira!

1. Avalie as comodidades dos locais de atendimento

Quando estiver considerando a contratação de determinado plano de saúde, você deve solicitar informações sobre as redes credenciadas e diferentes serviços ofertados. Essa prestação oferece várias áreas de abrangência e, consequentemente, variados profissionais e serviços credenciados.

Ao analisar as opções, verifique o quadro disponível de médicos, laboratórios, hospitais e atendimentos de urgência. Com essas informações em mãos, é preciso analisar o mapa da rede credenciada do seu plano, ou seja, verificar onde está localizado cada prestador de serviço.

Uma ampla rede credenciada costuma ser vantajosa pelas diferentes opções e pela abrangência do atendimento, contudo, muitas vezes, a qualidade dos atendimentos em determinada região pode fazer com que uma rede menor traga mais benefícios.

Para isso, é importante verificar as opções próximas do seu local de trabalho e/ou de residência, principalmente em algumas cidades, como São Paulo. Assim, você evita ter que fazer grandes deslocamentos quando precisar de atendimento, sobretudo em casos de emergências.

Além disso, analisando bem o mapa de atendimento, você consegue garantir mais comodidade com atendimentos próximos aos lugares que você já frequenta, sem que seja necessário atravessar a cidade e enfrentar horas de trânsito para chegar ao local.

2. Conheça e usufrua de todos os benefícios que o plano oferece

Na hora de contratar esse serviço, é comum que as pessoas acreditem que os planos com maior abrangência e diferenciais são os melhores. Entretanto, nem sempre isso acontece.

É importante saber que cada serviço ofertado pelo plano influencia diretamente no valor das mensalidades. Por isso, ao escolher uma rede mais abrangente sem avaliar se ela será realmente necessária, você provavelmente terá custos maiores sem aproveitar os benefícios.

Considerando os locais de atendimento, às vezes, a rede credenciada oferece diversas opções, em diferentes localidades, mas você só vai usufruir de parte desses atendimentos.

Usando a cidade de São Paulo novamente como exemplo, ao contratar um plano de saúde que ofereça atendimento no Hospital Albert Einstein, quando, na verdade, só utiliza os atendimentos do Hospital São Luiz, você estará tendo um custo mais elevado por um serviço que não é utilizado.

Com a ajuda de uma corretora como a Amigão Saúde, você poderá identificar o seu perfil para encontrar o plano mais personalizado que seja adequado às suas necessidades, com uma rede credenciada de abrangência regional, estadual, nacional ou, até mesmo, internacional, e que se encaixe no seu orçamento.

3. Verifique as opções de reembolso

O reembolso no plano de saúde é realizado em algumas situações específicas. Por lei, o consumidor tem direito a receber o ressarcimento pelos valores gastos em consultas de urgência ou emergência, quando não houver profissionais ou prestadores de serviços credenciados no local em que foi realizado o atendimento.

Vale lembrar que consultas médicas eletivas não são ressarcidas. Contudo, também existem planos que oferecem a modalidade livre escolha, ou seja, você poderá solicitar o reembolso de qualquer consulta.

Assim, se a rede credenciada não oferece alguns atendimentos específicos que você deseja, contar com um plano de livre escolha pode ser uma solução adequada, permitindo que você realize as consultas e utilize os serviços médicos de sua preferência.

É preciso ter atenção também ao valor do reembolso, que é determinado pela operadora, podendo ser uma porcentagem ou um valor fixo, que nem sempre cobre os gastos do beneficiário.

Por isso, durante a negociação, é fundamental solicitar a tabela vigente para verificar os valores praticados, os procedimentos de solicitação e os prazos que o beneficiário deve observar para ter direito ao ressarcimento.

4. Analise a relação entre o preço e os benefícios da rede

Depois de seguir as outras dicas, é hora de fazer uma análise do custo-benefício de cada rede credenciada. Analise as suas reais necessidades, os tipos de exames e os atendimentos médicos que você gostaria de ter.

Com todos os dados em mãos, é hora de analisar as opções ofertadas, fazendo uma comparação entre os benefícios de cada rede credenciada. Alguns pontos que podem ajudar nesse momento são:

  • qual atende mais especialidades?
  • existe algum serviço específico que não seja abrangido por todas as redes?
  • qual rede oferecerá mais comodidade?
  • quais são os períodos de carência de cada plano?

As carências, especificamente, são fundamentais ao analisar o plano com a melhor rede. Durante esse período, o beneficiário só pagará as mensalidades, mas não terá acesso a algumas coberturas. Por isso, é importante analisar se alguma operadora oferece opções de redução ou permite a compra de carência, o que pode ser o diferencial na hora de definir a melhor rede.

Respondendo essas perguntas, você conseguirá identificar quais opções de planos e redes referenciadas oferecem os serviços de que você realmente precisa.

Finalmente, é preciso garantir o melhor custo-benefício na contratação. Para isso, compare os valores ofertados e as diferentes propostas, avaliando as diferenças de custos e serviços oferecidos em cada uma. Assim, você conseguirá visualizar qual é mais adequado, considerando as suas necessidades e o seu orçamento.

A escolha de um plano de saúde e de uma rede credenciada é bastante delicada, mas, seguindo essas dicas, você conseguirá definir o serviço mais satisfatório para o seu perfil, evitando custos desnecessários ou dores de cabeça pela falta de atendimento nos locais desejados.

Gostou das nossas dicas? Então entre em contato conosco e conheça as soluções que a Amigão Saúde tem para garantir o melhor atendimento para você e sua família! Vamos lá!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

Newsletter

Cotação pelo WhatsApp!
Share This