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Os 7 melhores alimentos para acelerar o metabolismo

por | jun 2, 2021

alimentos para acelerar o metabolismo

Não é raro ouvirmos por aí frases como “estou comendo isso para acelerar o metabolismo”, ou então “tenho dificuldade para emagrecer porque meu metabolismo é lento”. Mas você já parou para se perguntar o que é o metabolismo, afinal? Qual sua função? É realmente possível acelerá-lo por meio da alimentação?

Neste artigo, vamos entender melhor sobre esse universo e ainda contar os 7 melhores alimentos para acelerar o metabolismo. Acompanhe!

Afinal, o que é metabolismo?

O metabolismo nada mais é que o conjunto de reações químicas que acontecem no interior das nossas células, produzindo e destruindo moléculas de substâncias diversas. Ou seja, muito além de emagrecer ou engordar, o metabolismo é o que mantém as atividades essenciais para a manutenção da nossa vida e saúde.

Segundo especialistas, sua eficiência pode ser afetada por fatores como:

  • Genética — Responsável por cerca de 80% da nossa taxa metabólica;
  • Gênero — Mulheres gastam de 10% a 15% menos energia em repouso que homens, já que têm menos músculos;
  • Idade — A partir dos 30 anos, nossa massa muscular diminui e a queima de calorias é mais lenta.

Infelizmente, esses fatores não possam ser controlados por nós. Porém, existe algo que podemos nos atentar se o objetivo é acelerar o metabolismo: a alimentação. Conheça então os 7 alimentos para acelerar o metabolismo!

1. Pimenta

Ao consumirmos pimenta, a capsaicina e a piperina, substâncias naturalmente presentes em sua composição, estimulam nossos receptores sensíveis da língua e boca, que transmitem ao cérebro a “mensagem” de que a boca está sendo queimada. Para tratar essa suposta lesão, o cérebro emite comandos que estimulam a salivação e a transpiração, fazendo com que as células trabalhem mais rapidamente. Assim, o metabolismo é acelerado.

Você pode incluir a pimenta em sua dieta misturando-a ao feijão, molhos, temperos e até mesmo adicionando-a ao vinagre e ao azeite, deixando-os mais aromáticos e saborosos. Para quem tem dificuldade de lidar com a ardência típica das pimentas, uma boa dica é tomar um pequeno gole de leite sempre que achar que o sabor está picante demais.

cha para acelerar o metabolismo

2. Chá verde e matchá

O chá verde é um alimento termogênico, ou seja, que aumenta a atividade do sistema nervoso simpático e, consequentemente, o metabolismo. Estudos mostram que, com o consumo do chá verde, gasta-se 4% mais energia que sem ele. Já o matchá funciona como uma versão turbinada do chá verde. Ambos são originados da mesma planta — a Camellia sinensis —, mas o matchá é feito com folhas mais jovens. Menos danificadas pela oxidação e a exposição solar, essas folhas acabam tendo um maior teor de substâncias termogênicas, acelerando ainda mais o metabolismo que o chá verde.

Ambas as versões da preparação podem ser consumidas através de infusões feitas com 1 g da planta para 100 ml de água quente (não fervente). Para uma eficácia ainda maior, prepare a infusão com a folha natural ou extrato e evite adoçar.

3. Gengibre

O gengibre é rico em substâncias denominadas gingeróis, em especial o 6-gingerol e o 8-gingerol. Elas funcionam de maneira semelhante à capsaicina e à piperina (presentes nas pimentas), estimulando também a atividade das células. É por isso que o gengibre também parece arder a boca.

Além do chá de gengibre, também podemos consumir a raiz misturada a sucos e vitaminas. Algumas pessoas também comem pequenos pedaços puros ou adicionados na garrafinha de água do dia a dia.

4. Café

Rico em cafeína — substância estimulante mais consumida no mundo — o café é outro alimento termogênico bastante conhecido. Além de acelerar o metabolismo, pode melhorar o rendimento esportivo e o desempenho cognitivo.

Mas é importante ter cuidado! A cafeína em excesso pode causar palpitações, pressão alta, insônia, problemas gástricos, entre outros efeitos colaterais. A dose máxima recomendada é de 5 mg por dia para cada quilo de seu peso corporal.

5. Whey Protein

Extraído do soro do leite, o whey protein tem altas concentrações de proteínas, substâncias que estimulam a hipertrofia muscular. Consequentemente, a capacidade metabólica do organismo aumenta e o gasto energético é maior.

O consumo de whey protein deve ser acompanhado por um especialista da saúde ou educação física, e sua ação é potencializada quando acompanhada de uma rotina de exercícios físicos — assim como qualquer outro alimento.

6. Frutas vermelhas

Morango, framboesa, amora, groselha, mirtilo (ou blueberry) e oxicoco (ou cranberry). Embora não sejam muito famosas por essa finalidade, as frutas vermelhas também são uma ótima opção para quem quer acelerar o metabolismo. Isso porque elas são ricas em antocianina, substância que, estimula a produção do hormônio adiponectina, que ativa enzimas estimuladoras do funcionamento celular.

Além disso, a substância auxilia no controle da glicose no sangue e aumenta a sensação de saciedade, o que é uma excelente ajuda para quem quer emagrecer. Deliciosas, não é difícil incluir as frutas vermelhas na rotina: elas podem ser consumidas sozinhas ou em saladas de frutas, vitaminas, sucos e chás.

7. Canela

Também termogênica, a canela não só acelera o metabolismo como também auxilia na digestão e na queima de gordura. Além de rica em cálcio, a canela também possui cumarina em sua composição, substância que deixa o sangue levemente mais diluído. Com isso, a circulação sanguínea aumenta, acelerando o metabolismo corporal.

A canela pode ser consumida através de chás, misturada ao café, ao leite e em saladas de fruta.

É seguro utilizar alimentos para acelerar o metabolismo?

Como vimos na introdução, o metabolismo é influenciado por diferentes fatores, sendo a alimentação apenas um deles. Se você quer acelerar seu metabolismo com o objetivo de ficar em forma, saiba que nenhum alimento é milagroso, e o consumo dos citados deve ser associado a hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e exercícios físicos. Além disso, consulte sempre um profissional da saúde antes de fazer qualquer mudança na rotina de exercícios ou dieta.

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