7 cuidados que uma mulher deve ter durante a gravidez

jun 5, 2017

Uma gestação é um momento muito especial para a mulher e toda a sua família. É um sinal de mudanças significativas no corpo, na mente e na vida como um todo. Por isso, alguns cuidados durante a gravidez são essenciais para que essa etapa seja realmente uma fase de transformação natural e saudável.

Com um pouco de disciplina, é possível curtir esse lindo momento da melhor maneira possível. Afinal, a gravidez requer a adequação de alguns hábitos e o abandono de atitudes pouco saudáveis, mas isso não significa que você não possa aproveitar a vida de diversas formas.

Se as recomendações médicas forem seguidas, não há com o que se preocupar! Confira as nossas dicas e prepare-se para viver uma das fases mais extraordinárias da sua vida:

1. Invista no planejamento

Toda gravidez pressupõe uma série de cuidados que a mulher deve ter antes mesmo de iniciar a gestação. A formação de uma família é uma grande responsabilidade, e a chegada de um bebê deve estimular todos do ciclo familiar a adotarem hábitos mais saudáveis.

Se a mulher tiver alguma doença crônica — como hipertensão, diabetes ou asma —, é preciso fazer um acompanhamento mais frequente com o médico para controlar esses quadros. Dessa maneira, evita-se que os problemas impactem a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez.

O mesmo ocorre com mulheres obesas. Algumas medidas podem contribuir para o controle de peso e evitar problemas de coluna, por exemplo. Fale com seu médico sobre suas intenções e siga as recomendações que ele indicar.

2. Fique atenta durante os 3 primeiros meses

Os primeiros três meses de gravidez são considerados os mais críticos do processo. Como é o começo da formação do bebê, é muito importante que a mãe esteja atenta ao seu próprio estado de saúde para que a criança não seja impactada.

É nessa etapa que deve ser feita a complementação da dieta com ácido fólico para evitar problemas de formação no cérebro do feto. Essa fase é decisiva, e por isso a mãe deve eliminar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

O cartão de vacinas da mulher deve estar em dia, e ela só deve usar medicamentos que forem recomendados pelo médico. Fazer o pré-natal é fundamental durante a gestão, então fique atenta às datas das consultas.

Lembre-se ainda que nos primeiros meses os riscos de aborto são maiores, portanto as orientações do médico devem ser seguidas à risca.

3. Tenha uma alimentação saudável

Durante a gravidez, a mulher deve ter um cuidado especial com a alimentação.

É importante consumir alimentos que contenham os elementos essenciais a uma boa saúde como cálcio, ferro e zinco. Por isso, a dieta deve ser rica e variada e os intervalos entre as refeições devem ser menores.

Procure consumir vários tipos de frutas (sempre bem lavadas), legumes cozidos, carnes bem passadas, peixes, fibras, derivados de leite e muita água.

É interessante contemplar todos os grupos de alimentos nas quantidades recomendadas. Evite o consumo exagerado de sal e açúcares, pois eles podem interferir na pressão arterial e até desencadear um quadro de diabetes gestacional.

Evite excessos, aquela história de que você deve comer por dois é uma falácia! É preciso ingerir nutrientes que garantam a saúde da mãe e do bebê.

4. Faça atividade física

A gravidez não deve ser vista como um problema de saúde, mas como um período especial da vida.

Fazer atividade física é sempre bom para a saúde, o importante é encontrar uma modalidade de acordo com as suas necessidades. Caminhadas leves, pilates e hidroginástica são opções recomendadas.

Antes de escolher o seu exercício, converse com o médico sobre qual seria o mais indicado para o seu caso e período gestacional. Além de ajudar na circulação sanguínea, a atividade física contribui para controlar a ansiedade, a pressão arterial e os níveis de gordura no corpo.

5. Mantenha relações sadias

Essa fase também é muito conhecida pelo turbilhão de hormônios que a mulher recebe. Muitas vezes, eles vão desencadear um quadro de mau-humor. Em outros momentos, vão deixar a mulher extremamente sensível.

Para saber lidar com essas grandes transformações, é importante cuidar das relações com as pessoas.

Conversas com o companheiro, com os outros filhos, amigos e com o pessoal do trabalho podem ajudar muito a passar por tudo isso sem grandes problemas.

Não deixe de conviver com as pessoas queridas em função dessa mudança de humor. Invista em relações saudáveis e equilibradas!

6. Cuide bem de você

A maternidade é uma fase realmente ímpar, mas é apenas um dos períodos que a mulher vive ao longo da vida.

Portanto, ela não é única e um dia irá passar. É importante entender isso de forma muito clara para não criar falsas expectativas acerca da gravidez.

Você terá um filho, mas também precisará dar conta das outras áreas da sua vida: pessoal, profissional, sexual e social. Por isso, mantenha os cuidados com sua pele, seu cabelo e tudo que traga bem-estar para você.

Procure orientação com seu médico para saber qual o tipo de tintura que pode utilizar e qual o creme mais indicado para o corpo.

Também se lembre de que manter as relações sexuais com seu parceiro é saudável e faz bem para os dois. Além disso, ajuda a controlar a ansiedade e melhorar a autoestima.

Curta essa importante fase e converse com o parceiro se tiver dificuldade com alguma situação. Uma boa comunicação entre o casal é saudável para a gestante e para o bebê.

7. Viva a gravidez de forma natural

Quando a mulher engravida, ninguém conhece os caminhos percorridos até ali para que isso acontecesse. Muitas mulheres engravidam de forma espontânea e na época em que desejam, outras têm enorme dificuldade e precisam recorrer a tratamentos diversos de fertilização.

Independente de como tenha sido o seu processo, viva-o de forma plena e natural. Pense que o importante é aproveitar cada momento.

Mesmo que tenha passado por dificuldades para engravidar, é preciso deixar o medo de lado e realizar as atividades do cotidiano. A mulher só deve se preocupar com as restrições indicadas pelo médico.

Com cuidados simples, é possível aproveitar cada momento durante a gravidez. Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre saúde e qualidade de vida diretamente no seu e-mail!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

final de ano black - amigao saude - 2018Powered by Rock Convert