Lente de contato dental ou clareamento: entenda as diferenças

abr 27, 2020

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Um sorriso de qualidade e bonito pode ser a diferença no mercado de trabalho. Por isso, existem tratamentos como a lente de contato dental ou clareamento, que ajudam a alcançar a melhor estética possível.

No entanto, para saber como escolher entre a lente de contato dental ou clareamento é importante entender a diferença entre os dois procedimentos e para quais casos eles são indicados. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

O que é uma lente de contato dental e quando usá-la?

Uma lente de contato dental é uma prótese que é instalada no dente e funciona, como o nome já indica, como uma espécie de “capa”.

Pense em uma lente de contato visual: ela é colocada na frente do olho, como se fosse uma capa, e executa uma função: corrige algum desvio de visão ou muda a cor da íris da pessoa, por exemplo.

A lente de contato dental é exatamente a mesma coisa, mas no dente. Ela é feita de vários materiais diferentes, dependendo da qualidade da produção do laboratório mas, normalmente, tem menos de 0,6mm de espessura.

Na prática, isso faz com que a sua aplicação seja muito simples, sem a necessidade de raspar muito o dente e, portanto, com menos dor e dano ao paciente.

A lente de contato dental é usada para muitos fins estéticos. Em primeiro lugar, sim, ela é usada para tem um sorriso mais bonito, embora na prática ela não deixe os dentes mais brancos.

Em segundo lugar, a lente de contato dental é usada especificamente para cuidar de pequenas imperfeições nos dentes. Por exemplo, suponha que você tenha um dente um pouco torto ou que tenha uma ligeira imperfeição no cantinho.

Nesse caso, a lente pode ser usada para deixar o dente mais reto e simétrico, de modo a conseguir um resultado estético mais agradável.

Por causa do seu método de aplicação, a lente de contato dental é instalada e não é removida até perder a sua validade, depois de alguns anos. Quando esse tempo passa, é necessário produzir novas próteses e reinstalá-las.

Uma vez que cada lente de contato é feita sob medida para cada dente de cada paciente, elas são um pouco caras, especialmente porque precisam ser substituídas depois de determinados anos.

E o clareamento? O que é e como funciona?

Clareamento dental é um processo bem diferente de uma lente de contato. Na prática, trata-se de um procedimento que usa produtos feitos à base de peróxido de hidrogênio e que, quando entram em contato com a superfície dos dentes, atuam de modo a quebrar as moléculas pigmentadas da região. Por causa disso, o dente fica mais claro, uma vez que o produto conta com agentes clareadores que recuperam a cor original dos dentes.

O procedimento é indicado para os pacientes que possuem os dentes saudáveis mas que, por algum motivo, estão amarelados por causa de alguma rotina de alimentação ou hábito como fumar. O seu efeito é puramente estético e muito rápido de ser obtido.

No entanto, o procedimento não é recomendado para quem tem problemas bucais como cáries, lesões dentárias ou doenças periodontais, além de não ser aprovado para mulheres durante a gravidez.

Em teoria, uma vez clareado o dente fica assim sempre, mas é claro que isso não acontece na prática. Isso porque os mesmos hábitos que levaram o dente a ficar amarelado da primeira vez vão se repetir com o paciente, se ele não corrigir a questão. Por isso, se a pessoa continuar a fumar e ingerir alimentos que afetam a coloração do dente, ela voltará a ter os dentes amarelados.

Um ponto negativo do clareamento é que ele pode causar sensibilidade nos dentes. Isso acontece porque o procedimento faz com que o esmalte dentário sofra uma desmineralização. Para minimizar o problema, é importante passar a usar um creme dental que ajude com a questão da sensibilidade.

Qual usar: lente de contato dental ou clareamento?

Agora finalmente chegamos ao ponto chave da questão: qual deles você deve optar, a lente de contato dental ou clareamento?

Como quase tudo na vida, a resposta é que depende muito. Afinal, cada procedimento tem sua vantagem e desvantagem.

Se o dinheiro não for problema, então a lente de contato dental tende a ser a melhor opção. Isso porque ela já corrige algumas imperfeições de forma e garante que o dente ficará bem branco.

Já se o dinheiro for um fato primordial, o clareamento pode ser uma boa solução, pois gera um efeito muito bom, especialmente se os seus dentes já forem bem formados e sem problemas.

No entanto, é importante ter em mente que é possível ter sensibilidade nos dentes depois do procedimento, então seria o caso de fazer um tratamento posterior para essa questão.

E aí, decidiu se vai optar pela lente de contato dental ou clareamento? Deixe um comentário em nossas redes sociais com a sua opinião sobre o assunto!

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

As principais alergias que atingem as crianças e como evitá-las

As crianças desde muito cedo estão expostas a diversas riscos, inclusive as principais alergias. Saiba quais são e como evitá-las. Confira no blog!

Conteúdos relacionados:

Share This