Página inicial / Blog / Plano coletivo por adesão: o que é e como funciona?

Plano coletivo por adesão: o que é e como funciona?

jun 17, 2019

A preocupação com a saúde é constante. Seja o cuidado com o corpo para prevenir doenças, ou ter alguma solução prática e eficaz para lidar com os problemas quando eles surgirem, é sempre necessário pensar nesse aspecto da vida. Para se proteger, o plano de saúde é uma excelente opção, que garante a segurança caso aconteça alguma emergência. Você conhece o plano coletivo por adesão e como ele funciona? Confira!

O que é o plano coletivo por adesão?

Antes de entender o que isso quer dizer, é preciso entender o conceito mais amplo, de plano coletivo.

Esse tipo de plano é oferecido para as pessoas que tem uma característica em comum. Essa característica pode ser a área de atuação, a categoria profissional ou mesmo uma empresa. No último caso, é o plano coletivo empresarial.

Quem já trabalhou em alguma empresa que oferece esse plano, sabe bem como funciona. A empresa faz uma parceria com o plano, que o repassa aos seus funcionários.

O plano coletivo por adesão é bem parecido, a diferença é que o grupamento de pessoas é definido pela categoria profissional ou por alguma instituição que a representa.

Como funciona o plano coletivo por adesão?

O plano coletivo por adesão pode ser pensado como um condomínio. Os interessados optam por participar, e dividem os custos, de modo que fique mais barato para todos.

Existem diversos tipos de grupos de planos, de acordo com a categoria de profissional, por exemplo, ao qual o interessado pode aderir. Advogados, engenheiros, médicos, comerciantes e até mesmo estudantes, são representados por esses grupos.

Quanto maior for o número de pessoas que adere a esses planos, melhor, pois é possível contratar um plano cada vez melhor, por um custo mais em conta. Portanto, se você quer escolher o melhor plano possível, pelo melhor preço, os planos coletivos por adesão podem representar uma excelente solução.

Normalmente, é preciso que uma pessoa jurídica contrate esses planos, de modo a haver um único CNPJ que o controle. Isso costuma ser feito por sindicatos, conselhos ou associações profissionais. Portanto, para aproveitar essa ótima oportunidade, você pode buscar o sindicato da sua profissão, por exemplo, e consultar a disponibilidade.

Se não houver, é uma ótima dica para trazer mais um benefício para os membros do sindicato ou associação. Para deixar mais claro esses benefícios, existem algumas comparações que podem ser feitas com o plano por adesão individual, o mais tradicional.

Como dito acima, o preço por um plano melhor costuma ser muito mais barato no coletivo do que no individual. Ainda em relação aos preços, existe uma diferença na data do reajuste. No plano individual isso é feito no aniversário do plano, já no coletivo, isso é feito em uma data escolhida pela organização.

Outro ponto importante é a carência do plano. No individual, ela costuma ser um pouco maior, fazendo com que seja necessário esperar algum tempo até que certos benefícios possam ser usados. Já no coletivo, essa carência tende a ser bem menor.

O plano coletivo por adesão é uma ótima forma de oferecer um plano de saúde com qualidade por um preço acessível, para os membros de determinada classe. Se você procura por uma opção, vale a pena conferir. Você pode também entrar em contato conosco, ou consultar um corretor, para que possamos ajudar a encontrar o plano ideal.

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

Pesquise no site

Solicite agora sua cotação!

Receba novidades por e-mail

×

Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

Tire sua dúvidas e receba sua cotação online.

× Faça sua cotação online!
Share This