Saiba quais são os principais tipos de planos de saúde existentes

jul 11, 2018

Ficar com a saúde em dia é fundamental e, por isso, a procura pelos mais variados planos de saúde é uma das grandes preocupações de quem não quer depender do Sistema Único de Saúde (SUS) para exames de rotina ou imprevistos.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de planos de saúde disponíveis para você não ter dúvidas na hora de contratar o seu, seja você pessoa física ou um empreendedor que deseja oferecer o benefício aos seus funcionários. Acompanhe!

Plano de saúde individual

plano de saúde individual é focado nas suas necessidades particulares. É Ideal para quem não tem ou não pretende constituir família e gostaria de obter descontos ou gratuidade em consultas e, também, em acomodações hospitalares, no caso de internações.

Nesse modelo, a adesão é livre e qualquer pessoa física pode contratar esse tipo de plano. A cobertura vai depender do contrato firmado, assim como o período de carência. Os pagamentos podem ser feitos diretamente com o corretor ou com a operadora contratada.

Plano de saúde familiar

Os planos familiares são indicados para quem deseja contratar o serviço para mais de um membro da família. A grande vantagem é que o pacote acaba saindo muito mais em conta do que o plano individual.

A adesão também é livre e a cobertura vai depender da opção escolhida pelo segurado e firmada em contrato — o mesmo vale para o período de carência. Além disso, o número de dependentes inclusos pode variar de acordo com a operadora contratada.

Plano de saúde coletivo por adesão

Os planos de saúde coletivos são voltados para atender aos grupos de pessoas que compartilham alguma afinidade em sua área de atuação, cargo ou categoria profissional. Neste caso, é exigido o vínculo com alguma entidade de classe, sindicato ou instituição representante.

A gestão do plano é feita pela administradora contratada, que também pode gerenciar os pagamentos dos beneficiários da pessoa jurídica. Já a cobertura varia de acordo com o rol de procedimentos escolhido e não há carência para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato.

Plano de saúde coletivo empresarial

Os planos empresariais, como o próprio nome diz, são feitos para pessoas que trabalham em uma mesma empresa. É exigido o vínculo empregatício ou estatuário com a pessoa jurídica contratante do plano.

Não há carência para os contratos com 30 ou mais beneficiários ou para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato. A cobertura vai depender da opção de procedimentos escolhida pelo contratante e a cobrança dos beneficiários pode ser feita pelo empregador ou pela operadora.

Plano de saúde para MEI

Essa modalidade de plano só está disponível para o Microempresário Individual que possui um funcionário contratado, de modo que não é possível contratar esse tipo de plano individualmente.

Assim como as demais modalidades, a cobertura varia de acordo com os procedimentos escolhidos. Já a cobrança e o período de carência funcionam da mesma forma que o plano empresarial.

Como você pôde ver, são vários os tipos de planos de saúde disponíveis. Não importa se você precisa de um plano individual, se quer dar segurança para sua família ou se deseja oferecer mais benefícios aos seus funcionários: um bom plano de saúde é a melhor forma de garantir tranquilidade e bem-estar.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book e descubra tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento dos planos de saúde!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

final de ano black - amigao saude - 2018Powered by Rock Convert