Página inicial / Blog / Convênio Ameplan: conheça os mitos e verdades sobre os planos de saúde

Convênio Ameplan: conheça os mitos e verdades sobre os planos de saúde

jun 17, 2019

A maior parte da população brasileira, atualmente, compartilha da percepção de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um recurso incerto, demorado, burocrático e frágil para se ter como principal forma de acesso aos serviços de saúde. Especialmente nos casos de urgência e tratamentos complexos e prolongados.

Por isso, muitas pessoas buscam por opções em convênios particulares para cobrir as necessidades de todos os integrantes da família.

Contudo, por não ser a principal forma de acesso aos serviços de saúde para a maior parte da população, há muitas dúvidas sobre o funcionamento dos convênios médicos, bem como quais direitos e obrigações cada uma das partes deve desempenhar.

Saiba, a seguir, quais são os principais mitos e verdades sobre os planos de saúde com ênfase no convênio Ameplan. Confira!

Em caso de demissão, o trabalhador perde o direito ao plano de saúde

Outra ideia bastante difundida pelo senso comum é a de que, ao perder o emprego, o trabalhador não pode mais usufruir do benefício do plano de saúde.

Na verdade, mesmo após demitido, o indivíduo desempregado pode manter o plano de saúde que costumava utilizar, desde que continue a pagar a mensalidade acordada.

Existem algumas regras que devem ser seguidas, contudo, de forma geral, a única mudança significativa é que o indivíduo passa a ser o responsável único e direto pelo pagamento e manutenção do convênio Ameplan.

Quanto mais caro o plano de saúde, maior qualidade ele tem

Durante as buscas por convênios médicos, principalmente os familiares, pode haver a percepção de que quanto mais caro um plano de saúde for, maior a qualidade dos serviços ofertados.

Na verdade, esse não é um critério muito conveniente para o contratante, pois a melhor forma de escolher a opção correta é analisar qual das possibilidades disponíveis cobre as necessidades dos indivíduos que vão se beneficiar do plano.

Por isso, prestar atenção aos locais de atendimento para ter maior comodidade durante as consultas médicas e eventuais emergências, assim como comparar os procedimentos cobertos por cada operadora, são critérios mais realistas e lógicos para serem priorizados durante a busca pelo plano de saúde ideal.

Os planos de saúde geram muitas queixas e, na maior parte das vezes, deixam os contratantes insatisfeitos

Segundo o Procon, o índice de reclamações relacionadas aos planos de saúde é considerado baixo e ocupa a 17ª posição nesse critério.

Além disso, a média geral de reclamações envolvendo esse tipo de serviço é de apenas 1,37%.

Dentre as reclamações mais comuns estão os questionamentos sobre cláusulas contratuais e a busca por coberturas de serviços que não estavam previstos no plano de saúde. Procedimentos estéticos, por exemplo, não são contemplados.

Ademais, outro equívoco que gera reclamações é devido à busca por atendimento em localidades que não são cobertas pelo convênio Ameplan contratado.

Esses dados demonstram a importância de conhecer bem as suas necessidades e as da sua família para escolher um plano que vai cobrir os principais procedimentos que podem ser necessários de acordo com faixa etária de cada um, bem como possíveis emergências.

Nesse artigo você entendeu quais ideias difundidas popularmente sobre os planos de saúde e convênio Ameplan são reais e quais não são.

Quer tirar suas dúvidas, entender melhor como funciona a contratação de um convênio médico e fazer uma cotação? Entre agora mesmo em contato com um corretor!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

EBOOK - Planos de Saude - Entenda Como Escolher o Melhor Para Voce e para Sua FamíliaPowered by Rock Convert

Pesquise no site

Solicite agora sua cotação!

Receba novidades por e-mail

Share This
×

Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

Tire sua dúvidas e receba sua cotação online.

× Faça sua cotação online!