O essencial da consulta médica masculina

por | abr 7, 2017

consulta médica

A maioria das mulheres está acostumada a fazer um check-up semestral ou anual para saber como está sua saúde. Já com os homens, o mesmo não acontece. Não existe uma especialidade médica para o homem equivalente ao ginecologista para a mulher. O urologista, por exemplo, costuma ser mais procurado quando existem problemas pontuais, em vez das consultas periódicas de caráter preventivo. Mas mesmo nestas consultas com reclamações pontuais, o médico pode fazer uma avaliação mais ampla e, assim, detectar com antecedência diversos problemas.

O check-up masculino

O primeiro passo para ter uma boa consulta médica é ter uma boa conversa com o médico. A primeira avaliação clínica deve ser cuidadosa e verificar questões como vacinação, histórico de procedimentos cirúrgicos, doenças prévias, alimentação e qualidade do sono. O histórico familiar de doença é outra peça fundamental. Inúmeras doenças têm o risco aumentado quando há histórico entre familiares, especialmente em parentes de primeiro grau.

Circunferência abdominal

O simples ato de medir a circunferência abdominal do homem já é uma forma de identificar o risco de várias doenças. Quando ela é igual ou superior a 102 cm, o paciente fica mais sujeito a desenvolver síndrome metabólica, que pode se manifestar com diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto, entre outras complicações. Excesso de peso e obesidade atingem 60% dos brasileiros adultos, segundo recente levantamento do IBGE, e isso é tido como gatilho para problemas fatais como infarto e AVC.

Avaliação do metabolismo

Um exame de sangue simples é suficiente para verificar como está o metabolismo masculino. Ácido úrico, colesterol, triglicérides e glicemia são fundamentais e precisam ser avaliados. Alterações nestes indicadores podem indicar alerta para problemas como má alimentação ou disfunção da glândula tireóide. Neste último caso, a doença pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos e ainda acelerar o ganho de peso.

Próstata

É fundamental para o homem fazer um acompanhamento da próstata a partir dos 40 anos. O câncer de próstata é um dos principais tumores masculinos e registrou em 2010 mais de 50 mil novos casos, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame de toque é o mais eficiente para detectá-lo.Dessa maneira, o médico consegue detectar pequenas alterações na anatomia da próstata que podem indicar o surgimento de um tumor. Existem outros indicadores, como o PSA, mas eles podem não ser tão precisos ou tão rápidos na indicação da doença. A velocidade no diagnóstico é fundamental para que o tratamento comece a ser realizado antes do tumor se tornar muito grande. Caso ele avance, o risco da cirurgia para retirá-lo passa a ser maior. Disfunção erétil e incontinência urinária estão entre as possíveis sequelas do procedimento cirúrgico.

Doenças sexuais e libido

Caso o paciente tenha menos de 40 anos, também é importante uma avaliação urológica.  Deve-se avaliar questões relativas à libido e alertar para doenças sexualmente transmissíveis. A própria limpeza correta do órgão genital masculino é um tema a ser abordado, visto que a higiene inadequada é um dos principais motivos para tumores no órgão sexual. O Inca estima que os tumores de pênis representem 2% dos casos de câncer em homens.

Portanto, nesse Dia do Homem, que tal marcar uma consulta médica para fazer o seu check up e ficar em dia com a sua saúde?

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

Contrate a melhor opção de plano de saúde com a ajuda de nossos especialistas! Valorize seu dinheiro.

Até 40% de economia pelo CPNJ: MEI, ME e EIRELLI.

Quais são os riscos da tecnologia para a saúde?

A tecnologia traz muitos benefícios para sociedade, porém os riscos da tecnologia causados pelo uso excessivo podem trazer uma série de malefícios. Confira!

Conteúdos relacionados: