Os 7 alimentos mais ricos em vitamina c

out 16, 2020

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A sua dieta é composta por alguns dos alimentos mais ricos em vitamina C. Afinal, esta é uma das substâncias mais importantes para o ser humano, por trazer benefícios, que vão desde melhorar o sistema imunológico, acelerando a cicatrização e protegendo as células, até mesmo a otimizar o desempenho em atividades físicas.

Importância dos alimentos mais ricos em vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, que quando se encontram em excesso no organismo, favorecem a instalação de algumas doenças.

A vitamina C deve ser consumida regularmente porque é um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro a nível intestinal, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia.

Além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo. Porém, se você não souber quais são as principais fontes desta substância, pode ser que falta na sua dieta. Então, confira esta lista com os 7 dos alimentos mais ricos em vitamina C.

1. Laranja

img01 - laranja

Você provavelmente já sabe que a laranja é rica em vitamina C. Afinal, é o alimento mais associado com esta substância. Porém, além disso, o suco de laranja ainda é uma boa forma de hidratar e fornecer energia para o corpo.

Laranja é um alimento completo, rico também em fibras, essencial para o funcionamento dos intestinos e de todo o aparelho digestório. Mais uma vantagem das fibras, é que contribuem para a sensação de saciedade do corpo, o que significa que consumir laranja também ajuda a comer menos.

Por fim, a vantagem também é um alimento versátil. Você pode comer a fruta naturalmente, fazer:

– Sucos;
– Doces;
– Bolos;
– E diversos outros.

2. Limão

img02 - limao

Outra fruta cítrica que também é um dos alimentos mais ricos em vitamina C é o limão. Outras frutas críticas também são possuem uma boa concentração de Vitamina C, mas estas duas (laranja e limão) são as que mais a se destacam. Contudo, se você quer algumas alternativas, o kiwi e o morango também são opções.

A maior vantagem do limão é sua versatilidade. Ele é usado em um número muito grande de receitas, como ingrediente ou tempero, o que significa que é relativamente fácil incorporá-lo na dieta. Também tem um efeito desintoxicante, ajudando a eliminar substâncias do corpo. Não é à toa que o limão faz parte da receita de diversos sucos detox.

3. Manga

img03 - manga

Além de frutas cítricas, existem outros tipos de fruta que são ricas em vitamina C. A manga, por exemplo, é um dos alimentos mais vitamínicos que existem.

Complementando a vitamina C, você encontra vitaminas dos complexos E, A, K e B. Logo, é um alimento que pode ajudar bastante o corpo, sob diversos aspectos.

Alguns dos benefícios da manga são combater a prisão de ventre, ajudar no controle da pressão, melhorar a saúde da pele, fortalecer o sistema imune e diversos outros. Portanto, além de delicioso, faz muito bem comer manga.

4. Mamão

img07 - mamao

Fechando a família das frutas, existe ainda o mamão, tanto o Formosa quanto o Papaya. Porém, além da vitamina C, o mamão ainda tem bastante vitamina A, uma substância que fortalece os cabelos e melhora a visão.

O mamão é um alimento que contém bastante água e fibras, o que significa que é uma das frutas recomendadas para quem tem problemas intestinais, como a prisão de ventre. Outra vantagem do mamão é auxiliar no desempenho do sistema nervoso, pois também é rico em vitamina B.

Por fim, também é um ótimo alimento que pode fazer parte da dieta de quem busca emagrecer. Afinal, tem um volume baixo de calorias, além de um baixo teor de açúcares.

5. Brócolis

img04 - brocolis

Muita gente não gosta de brócolis, mas a verdade é que este é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Além de ser uma fonte de vitamina C, o brócolis ainda tem outras substâncias e benefícios importantes.

Primeiramente, é uma boa fonte de cálcio, podendo substituir o leite para pessoas que têm alguma intolerância a lactose ou que querem uma opção mais saudável. Também é uma ótima alternativa para quem tem diabetes.

Também é uma das principais fontes de proteínas, para quem não come carne. Uma das dificuldades das dietas vegetarianas é encontrar fontes sustentáveis de proteína. O brócolis é uma boa opção, tanto para os vegetarianos, ou para que quer trocar a carne de vez em quando.

Outra boa consequência do volume de proteína do brócolis é um alimento ideal para quem quer criar massa muscular e perder peso. Ou seja, tem muita proteína e pouca caloria.

Por fim, também é rico em fibras, o que significa que também reduz o colesterol e facilita a digestão.

É claro que não existe um alimento perfeito e muito menos milagroso. Mas, se existisse, o brócolis é o que chega mais perto.

6. Pimentão amarelo

img05 - pimentao amarelo

Na verdade, o pimentão é um único vegetal, independente das 3 cores. Na verdade, cada cor reflete um sinal de maturação do vegetal. Logo, cada um também tem suas propriedades.

Por exemplo, o amarelo é onde existe a maior concentração de vitamina C. Já o vermelho, é mais rico em zinco e vitamina A, enquanto o verde, também tem vitamina C, porém em uma quantidade um pouco menor.

Por isso, assim como todo alimento rico em vitamina C e com a ajuda da A, é um excelente alimento para fortalecer o sistema imunológico. A primeira ajuda na produção de anticorpos, enquanto a segunda também age na defesa do organismo.

Além disso, existem outras substâncias interessantes no pimentão que trazem bons efeitos no organismo.

Por exemplo, os carotenoides ajudam na proteção da retina. A quercetina aumenta a resistência do coração. E o colágeno, produzido com a ajuda a vitamina C, mantém a firmeza da pele.

7. Tomate

img06 - tomate

Fechando com um alimento que gera bastante debate. Tomate é fruta ou não? Para a botânica, a resposta é sim, pois vem da fertilização de uma flor. Para os nutricionistas, a resposta é não, pois não contém frutose.

Independente da classificação, o tomate é um super alimento, assim como o brócolis.

Além da vitamina C e todos os benefícios associados a esta substância, o tomate também é rico em licopeno, um nutriente ligado a interrupção da multiplicação de células defeituosa. Ou seja, pode ajudar a prevenir o câncer.

Também é um alimento que pode fazer parte das dietas de emagrecimento, por conter muito pouca gordura, e ser bem saboroso.

E estes são os 7 alimentos mais ricos em vitamina C. Com tanta opção, o que não falta são formas de incorporar este nutriente na sua dieta.

Caso tenha gostado das dicas, lembre-se de conferir o blog da Amigão Saúde, com outras dicas para ajudar você a ter um estilo de vida mais saudável. Confira este post, por exemplo, com 9 hábitos simples de alimentação para deixar sua vida mais saudável!

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