Categories: Planos de Saúde

Plano de saúde cobre cirurgia ortognática?

Existe uma relação muito clara entre a estética de uma pessoa e sua qualidade de vida. Não somente ela afeta a sua autoestima e sua confiança, mas também pode afetar diretamente a maneira como ela se comporta. Por outro lado, existem os procedimentos que combinam estética e funcionalidade. Então, neste post, você vai entender se o plano de saúde cobre cirurgia ortognática.

O que é a cirurgia ortognática?

Esta cirurgia é recomendada para corrigir certas alterações de crescimento dos maxilares. Por exemplo, são comuns quando um paciente tem o queixo desproporcional, posicionado para frente ou praticamente inexistente.

Mas, ao contrário do que se pensa, não é apenas um procedimento estético, apesar de este ser um benefício da cirurgia. Ela é classificada como “estético-funcional”, pois é capaz de corrigir o problema estético, mas também tem um forte apelo funcional.

Estas dificuldades de posicionamento podem resultar em, por exemplo, problemas de mordida, nas articulações ou até mesmo na respiração.

É uma cirurgia que pode ser recomendada para diversos tipos de pacientes, sejam aqueles que têm uma deformação mais discreta até as mais exageradas. Para isso, é necessário um processo de diagnóstico do paciente, de modo a encontrar o melhor tratamento.

Dependendo do caso, a cirurgia não é a melhor opção, mas são necessárias diversas avaliações para encontrar a resposta ideal. Na infância, normalmente, o problema é corrigido com o uso dos aparelhos.

A cirurgia ortognática tem cobertura do plano de saúde?

De acordo com a ANS, o procedimento é garantido na cobertura dos convênios médicos, assim como da internação e os materiais usados para o mesmo. O reembolso dos custos com a equipe para a operação pode ser feito de acordo com o tipo de plano que foi contratado. Portanto, a resposta é sim, a cirurgia ortognática é garantida pelo plano de saúde.

Além da cirurgia em si, pode ser necessário seções de fisioterapia e de drenagem linfática após o procedimento, de modo a acelerar o processo de recuperação e aumentar o conforto do paciente. As consultas fisioterápicas também são garantidas no plano de saúde.

Já a drenagem linfática é um caso um pouco mais específico. Ela é válida para casos de tratamento de certas condições que atrapalham a movimentação linfática, o que ocorre por conta de certas doenças.

Como este não é o caso, ela não é de cobertura obrigatória nos planos de saúde, a não ser que isso seja explícito contratualmente.

O único ponto ao qual o cliente deve se atentar é em relação à carência do plano. Qualquer convênio médico tem um período de carência para o uso dos procedimentos. E no caso das cirurgias, isso pode variar.

Para as de emergência e urgentes, este prazo é de 24 horas, o que não é o caso na cirurgia ortognática. Em relação à maioria das cirurgias, o tempo de carência é de, no máximo, 180 dias. É importante consultar sempre as carências no momento de contratar um plano.

Quais são as vantagens desta cirurgia?

A cirurgia ortognática é recomendada para os pacientes que têm um desenvolvimento desigual das arcadas dentárias. Como mencionado acima, isso não é apenas uma questão estética, trazendo consequências para a saúde e para a qualidade de vida. Por isso, a ANS classifica a cirurgia de correção como obrigatória.

Normalmente, alguns dos problemas mais comuns são as dificuldades na alimentação, assim como certas dores de cabeça, na face e dificuldade em fechar a boca.

Outra vantagem é que o procedimento é realizado totalmente dentro da boca do paciente, o que significa que não existem cicatrizes externas. Também tende a ser uma cirurgia que não é muito invasiva, fazendo com que o paciente seja liberado, em grande parte das vezes, no mesmo dia.

Porém, ela é invasiva o suficiente para poder gerar alguma dor e desconforto. Ao final do procedimento, o esqueleto da face é fixado através de placas e parafusos de titânio, fazendo com que ele assuma uma nova posição de forma permanente.

Agora que você sabe que o plano de saúde cobre a cirurgia ortognática, por que não seguir a Amigão Saúde nas redes sociais? Confira todos os nossos conteúdos e entenda tudo sobre os convênios médicos, para sempre garantir o melhor tratamento para você e sua família, sem precisar pagar muito caro por isso.

Share
Published by
Editorial

Posts Recentes

  • Planos de Saúde

Como contratar um convênio sem carência?

Nem todo plano tem um tempo mínimo para atender seus clientes. A Amigão Saúde te…

8 meses ago
  • Blog

Licença paternidade: Quanto recebe? Quanto tempo dura?

Confira como funciona a licença paternidade em diversos casos e como você pode exigir esse…

1 ano ago
  • Blog

Os 11 tipos de açúcar mais saudáveis do mercado

Existem muitos tipos de açúcar no mercado e escolher aquele que é o melhor para…

1 ano ago