Plano de saúde cobre psicólogo?

mar 2, 2020

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Felizmente, existe cada vez mais foco na saúde mental, como complemento para a do corpo. Doenças como depressão e distúrbios como a ansiedade estão sendo cada vez mais discutidos de forma aberta, ajudando as pessoas a encontrarem a resposta para seus problemas. Por isso, essa conversa acabou gerando uma dúvida muito comum: plano de saúde cobre psicólogo?

Plano de saúde cobre psicólogo e o que diz a Lei?

Este é um tema que gera muita dúvida nos clientes dos planos. Mas, a partir de uma decisão de 2017, o convênio médico passou a cobrir atendimento psicológico de maneira mais completa.

A ANS estipula, de acordo com o anexo no ROL de procedimentos, que as sessões e consultas com psicólogo são cobertas dentro dos planos de saúde. Porém, existem algumas diretrizes de utilização.

De acordo com o rol de procedimentos da organização de 2018, existe um número de consultas mínimas de acordo com os problemas que os pacientes apresentam. No entanto, o rol segue alguns critérios específicos.

Cobertura mínima de 12 consultas por ano, quando um dos critérios abaixo é preenchido:

  • Pacientes que são candidatos à cirurgia de esterilização feminina ou masculina;
  • Pacientes candidatos à gastroplastia;
  • Pacientes candidatos à cirurgia de implante coclear;
  • Pacientes ostomizados e estomizados.

Também existe a estipulação do mínimo de 40 sessões com psicólogos ou terapeutas ocupacionais no caso de pacientes que apresentam os seguintes diagnósticos.

  • Esquizofrenia primária ou secundária;
  • Transtorno de desenvolvimento;
  • Transtorno de alimentação;
  • Transtorno de humor.

Outra estipulação é um mínimo de 12 sessões para quem tem os critérios abaixo:

  • Diagnóstico primário ou secundário de demência, retardo ou certos transtornos de desenvolvimento;
  • Pacientes com disfunções de origem neurológica, traumato/ortopédica ou reumatológica.

Por fim, a sessão de psicoterapia tem cobertura mínima de 18 sessões para os pacientes que apresentam um dos critérios:

  • Diagnóstico primário ou secundário de transtornos neuróticos, relacionados ao estresse, ou somatóformes;
  • Pacientes com diagnóstico de síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e fatores físicos;
  • Pacientes com diagnóstico de transtornos de comportamento e emocionais da infância ou adolescência;
  • Pacientes com diagnóstico de transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • Pacientes com transtornos de humor;
  • Pacientes com diagnóstico de transtornos específicos de personalidade.

Isso é o mínimo que os planos devem oferecer, de acordo com a cartilha da ANS, porém, é possível que os convênios médicos tenham mais opções do que isso, de acordo com o seu critério próprio. Contudo, pode ser que cobrem a mais por este tipo de serviço.

Como garantir que o plano de saúde cobre psicólogo?

Se o plano não cobre psicólogo para alguns destes casos, é preciso entrar em contato com a ANS. A agência é um dos órgãos fiscalizadores mais rigorosos do Brasil, criado especificamente com o objetivo de regulamentar este mercado.

Portanto, você pode entrar em contato com a central de atendimento para fazer uma reclamação. Porém, o mais recomendado é tentar resolver primeiramente com o convênio médico que você contratou.

Com as 40 sessões por ano, o resultado é um pouco mais do que uma por semana, o suficiente para a maioria dos tratamentos. Porém, em uma decisão de 2017, os planos não podem mais limitar o número de consultas, sendo que isso deve ficar a cargo do profissional.

Plano de saúde cobre psicólogo ou tem reembolso?

Apesar desta norma da ANS, ainda existem muitos profissionais de saúde mental que não trabalham com plano de saúde ou convênio médico. Ou seja, atendem somente no particular. Neste caso, o cliente tem duas opções.

A primeira é consultar a cartilha do plano e procurar por profissionais da rede credenciada que façam atendimento. Outra opção é entender melhor como funcionam as condições de reembolso do plano.

Em certos casos, a operadora pode oferecer o reembolso das consultas, de acordo com o que é estipulado no plano. Normalmente, é preciso apresentar a nota fiscal, a documentação de prestação de serviços e, em 30 dias, você recebe o reembolso.

A importância do tratamento com psicólogo

O importante é procurar ao máximo possível fazer o tratamento de possíveis problemas da mente, assim como do corpo. A depressão, por exemplo, é a condição que mais causa problemas para as pessoas, em todo o mundo. São mais de 300 milhões de pessoas que vivem em depressão, segundo a OMS.

Por isso, é tão importante cuidar da saúde mental e encontrar o plano ideal para cuidar não somente da saúde física, mas também da mente.

Assine a newsletter do Amigão Saúde e confira outros conteúdos, para sempre encontrar a melhor forma de cuidar de você e de sua família. Você pode tirar outras dúvidas, por exemplo, se plano de saúde cobre cirurgia bariátrica.

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

Solicite agora sua cotação!

Conheça a rede de atendimento Unimed Guarulhos

Ela possui mais de 18 milhões de beneficiários, descubra o conforto e a segurança da rede de atendimento Unimed Guarulhos. Conheça nossos planos e hospitais.

Conteúdos relacionados:

Planos de saúde com preços populares na Zona Sul

A saúde é o nosso maior patrimônio, não é mesmo? Por isso, é muito importante cuidar bem dela. Mas, para isso, é fundamental contar com um plano de saúde para te ajudar nos momentos de necessidade! Então, veja aqui as melhores opções de planos de saúde com preços populares na Zona Sul de SP!

Share This