Atividade física: entenda como ela pode melhorar a sua saúde

por | dez 27, 2017

atividade física

A maioria das pessoas vive uma rotina acelerada, o que inclui realizar uma infinidade de tarefas diariamente. Essas atividades podem se dividir entre o meio profissional, pessoal e até mesmo o acadêmico, fatores que levam muita gente a ter cada vez menos tempo para cuidar de si.

Para aliviar o dia a dia atribulado, a tecnologia passou a ganhar espaço. Hoje, muitas coisas já podem ser resolvidas pela internet ou pelo próprio smartphone, dispensando a necessidade de sair de casa para fazer compras, pagar contas e muito mais.

Como resultado desses dois cenários, as pessoas têm se tornado mais sedentárias, esquecendo-se dos inúmeros benefícios que a prática de uma atividade física pode proporcionar para a sua saúde física e emocional.

Para ajudar você a reverter esse panorama, listamos aqui os 6 principais benefícios que os exercícios podem trazer para a sua saúde. Continue a leitura e entenda a importância de manter o corpo em constante atividade!

1. Aumenta a disposição

Um dos benefícios mais notáveis que a prática de atividades físicas proporciona para o corpo é o aumento da disposição. É fato: quem faz exercícios regularmente acorda mais descansado e tem mais energia para executar as tarefas do seu dia a dia, o que pode ser sentido no trabalho, nos afazeres domésticos e, é claro, no lazer.

Quando comparadas aos sedentários, pessoas ativas se sentem cansadas com menor frequência e têm muito mais disposição ao longo do dia. Tal benefício pode ser sentido mesmo com exercícios simples — como uma caminhada ou uma corrida leve, por exemplo —, desde que praticados regularmente.

2. Melhora a qualidade do sono

Pessoas que sofrem de insônia ou que não conseguem descansar o suficiente enquanto dormem podem se beneficiar muito das atividades físicas. Isso porque o copo libera a serotonina, um neurotransmissor que ajudar a provocar o relaxamento da mente.

Somado a isso, os músculos entram em exaustão, causando um cansaço físico que chama pelo sono. Assim, é possível dormir melhor e acordar mais disposto para enfrentar a rotina. Inclusive, alguns médicos utilizam a prática de atividades físicas como um recurso adicional no tratamento da insônia e de outros distúrbios do sono.

3. Ajuda a controlar a ansiedade e a depressão

Outro benefício da atividade física é sua eficácia no controle da ansiedade e da depressão. Como você viu no tópico anterior, a serotonina é liberada durante a prática dos exercícios, e esse neurotransmissor está envolvido na sensação de bem-estar experimentada pelo nosso corpo.

Fazer atividades físicas regularmente pode ser um aliado no tratamento de pessoas que possuem ansiedade, depressão ou outros distúrbios psicológicos associados. Esse hábito ajuda a aliviar sintomas como como o desânimo, a tristeza, o nervosismo e a irritabilidade, fazendo com que o paciente se sinta melhor.

É importante lembrar que você nunca deve substituir o tratamento indicado pelo médico. A atividade física deve ser utilizada apenas como um complemento e somente após a liberação do especialista.

4. Ajuda a controlar o peso corporal

A atividade física também ajuda a alcançar e manter o peso corporal saudável. Isso acontece porque o corpo gasta energia ao se exercitar e, com isso, as colorias extras que seriam armazenadas em forma de gordura são queimadas durante a prática. Além dos benefícios para a saúde, esse controle do peso também pode deixar a pessoa mais satisfeita com a sua aparência estética, contribuindo para o aumento da autoestima.

E não é só isso: esse controle também ajuda a evitar a ocorrência de doenças que também são fruto do sobrepeso, tais como o diabetes, a hipertensão, a obesidade, as doenças cardíacas e o colesterol elevado, grandes causas de mortalidade no mundo inteiro.

Um estudo norte-americano realizado pela Framingham Heart Study aprontou que pessoas que praticam atividades físicas podem viver cerca de 3,7 anos a mais do que pessoas sedentárias. Portanto, os exercícios também ajudam a viver mais e com melhor qualidade de vida!

5. Diminui o estresse

Os exercícios físicos promovem um relaxamento da mente e do corpo, pois permite liberar as tensões acumuladas diariamente. Além disso, ele gera uma intensa sensação de bem-estar, que pode ser sentida tanto durante como após a atividade.

Tudo isso se deve à liberação do hormônio endorfina e dos neurotransmissores dopamina e serotonina, os quais estão envolvidos na sensação de felicidade, prazer e euforia. A endorfina também atua como um analgésico natural, potencializando a sensação de bem-estar.

Tudo isso mostra que estar fisicamente ativo é uma ótima maneira de controlar o estresse do dia a dia e melhorar o humor. Assim, é possível trazer mais tranquilidade para a rotina conturbada e cheia de compromissos, ansiedade, pressão e exigências que a maioria das pessoas enfrenta.

6. Melhora o condicionamento físico

Outro benefício da prática regular de atividade física é a melhoria considerável do condicionamento físico. Afinal, os exercícios ajudam a:

  • melhorar a circulação sanguínea e o fornecimento de nutrientes para os tecidos;
  • aumentar a troca de gases no pulmão, visto que o órgão passa a receber mais ar e a difundir maior quantidade de oxigênio para o sangue;
  • aumentar a força do coração, que passa a bombear melhor o sangue;
  • tornar os músculos mais desenvolvidos e tonificados, aumentando a sua força.

7. Outros benefícios da atividade física

Outros benefícios que os exercícios podem trazer para a sua saúde são:

  • melhoria da memória;
  • elevação da saúde dos ossos e das articulações;
  • alívio de dores crônicas;
  • diminuição da chance de hospitalização por doenças crônicas;
  • redução do risco de infarto e ataque cardíaco;
  • controle da pressão arterial.

Agora ficou claro que os exercícios têm um grande poder de trazer mais saúde e qualidade de vida para o seu dia a dia, não é mesmo? Lembre-se que, para que esses benefícios sejam sentidos, é necessário que a prática das atividades seja regular — ou seja, pelo menos meia hora por dia ou três vezes por semana.

Não se esqueça também que qualquer atividade física só deve ser iniciada após a avaliação médica, e é indispensável que ela seja orientada por um profissional habilitado, como um educador físico ou um fisioterapeuta. Só eles saberão exatamente qual é o exercício mais adequado e a intensidade mais indicada para você.

Agora que você já conhece os benefícios da atividade física, que tal ajudar os amigos a sair do sedentarismo? Basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

PEÇA SUA COTAÇÃO!

Solicite uma cotação personalizada de planos de saúde!
Ligue 11 4328-8880 ou envie uma mensagem!

Contrate a melhor opção de plano de saúde com a ajuda de nossos especialistas! Valorize seu dinheiro.

Até 40% de economia pelo CPNJ: MEI, ME e EIRELLI.

Plano de saúde para idosos: o que considerar na escolha?

Optar por um plano de saúde para idosos pede uma análise cuidadosa de diversos critérios, separamos aqui algumas dicas para te ajudar no processo. Confira!

Conteúdos relacionados:

Plano de saúde cobre tratamento de fertilização?

Plano de saúde cobre tratamento de fertilização?

Ter um filho é um desejo muito comum para uma boa parte dos casais, mas infelizmente, algumas questões de saúde impedem que isso aconteça naturalmente em muitos casos. É aí que entram os processos de reprodução assistida, e quem tem convênio médico costuma levantar o seguinte questionamento: plano de saúde cobre tratamento de fertilização?