5 dicas da amamentação para mamães iniciantes

fev 28, 2020

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Mesmo que se trate de uma prática relativamente antiga, muitas mulheres têm dificuldade na hora de amamentar. Sabendo disso, montamos este conteúdo para apresentar quatro dicas da amamentação para mamães iniciantes. Após a mãe conceber o bebê, ela já pode começar a amamentá-lo. A amamentação, segundo estudos realizados, se coloca como uma atividade essencial para fortalecer a saúde da criança , bem como desenvolvê-la.

Nessa perspectiva, de acordo com uma matéria publicada pela Revista Crescer, o leite materno é o alimento mais importante, completo e equilibrado para a criança, devendo ela recebê-lo até o sexto mês, contado da data de seu nascimento.

1. Observe se o seu bebê não está com fome

Uma das primeiras coisas que deve fazer durante o processo de amamentação para mamães iniciantes é verificar se o seu bebê não está com fome.

Como se sabe, nos primeiros meses da criança, o processo de comunicação é relativamente difícil, sobretudo para o bebê, uma vez que ele está em sua fase inicial de aprendizado. É aí que ele passa a aprender a se comunicar com a mãe, dando a ela sinais de que está com fome.

No entanto, hoje, existem alguns conhecimentos que são ensinados para que uma mãe seja capaz de identificar se a sua criança está com fome. Conheça alguns deles:

  • O bebê abocanhar qualquer objeto pode ser um sinal de que ele está com fome;
  • O bebê procurar o mamilo da mãe na tentativa de tomar o leite materno;
  • Caso o bebê esteja inserindo seus dedos na boca, pode ser um sinal de que ele pensa que é o mamilo da mãe.

2. Adote uma posição confortável durante amamentação para mamães iniciantes

É fato que amamentar é uma atitude de amor para com o filho, considerando a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança. No entanto, amamentar é um processo que pode ser cansativo, caso a mãe não adote uma posição confortável para fazê-lo.

Alguns especialistas no assunto dão orientações sobre a posição ideal para que uma mãe se sinta confortável na hora da amamentação. Algumas são:

  • Caso a mãe prefira amamentar a criança deitada, deve-se fazer isso colocando-a numa posição que torne o processo confortável. Por exemplo: a mãe de lado e o bebê deitado de frente para ela, na direção do seu peito.
  • No caso de a mãe preferir amamentar a criança numa posição (de pé), deve-se fazer isso de maneira a preservar à saúde de sua coluna. Para isso, mantenha as costas devidamente eretas.

3. Coloque o bebê no peito

Após escolher a melhor posição para amamentar o seu bebê, é hora de colocá-lo no seu peito.

No começo, muitas mães encontram dificuldade nesse processo, o que é comum, considerando que a criança está em sua fase inicial de aprendizado e, achar o peito da mãe é um desafio que deve ser facilitado pela gestora.

Alguns especialistas em amamentação ensinam algumas técnicas que podem facilitar o processo de colocação do peito na boca do bebê:

  • Primeiro, segundo eles, a mãe deve encostar o mamilo no lábio superior ou no nariz da criança, de modo a fazer com que ela abra bem a sua boca;
  • Depois, a mãe deve introduzir o mamilo na boca da criança e se certificar de que ela, de fato, abocanhou bem a região por onde ocorre a saída do leito materno.

Nas primeiras semanas de amamentação, os especialistas recomendam que a mãe ofereça ao bebê as duas mamas, para que ela se acostume, bem como para gerar maior produção de leite. A criança deve mamar entre 10 a 15 minutos cada mama.

4. Retire o bebê da mama com cuidado

Para que a mãe não se machuque, tendo o seu mamilo ferido, ela deve retirar o bebê da mama com cuidado.

Alguns profissionais especializados no processo de amamentação ensinam que a mãe deve colocar o dedo mindinho no cantinho da boca da criança enquanto ela está mamando. Ao entrar em contato com o dedinho, a criança soltará o mamilo aos poucos, não machucando a mãe.

Agora que conhece algumas dicas de amamentação para mamães iniciantes, coloque-as em prática. Combinado?

Para ter acesso a outros conteúdos como este, acesse outros artigos no blog do Amigão Saúde. Nele estamos sempre publicando textos que podem aumentar os seus conhecimentos.

ATENÇÃO

Todos os planos de saúde estão cobrindo o teste para o coronavírus.
Contrate agora mesmo seu plano e garanta melhores condições e os valores da tabela vigente.

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.

Solicite agora sua cotação!

Conheça tudo sobre o plano One Health Linha Lincx

Gostaria de fornecer um bom plano de saúde para a sua família e ter um ótimo atendimento quando precisar? Então conheça o One Health Linha Lincx.

Conteúdos relacionados:

Plano de saúde cobre DIU?

Será que atualmente os planos de saúde cobrem a colocação do DIU? Se também carrega essa dúvida, não deixe de visitar nosso blog e ler este artigo super completo.

Share This