Conheça o Hospital Albert Einstein: referência na América Latina.

mar 21, 2018

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o Hospital Albert Einstein, um dos maiores hospitais da América Latina. Nos últimos anos, a instituição esteve muito presente na mídia por conta do êxito obtido em casos de alta complexidade.

O hospital é conhecido pelos protocolos de saúde inovadores — especialmente em casos de câncer — com altas chances de recuperação dos pacientes.

Fundada há mais de 60 anos, a entidade ocupa o posto de melhor hospital da América Latina há sete anos consecutivos, prêmio dado pela revista AméricaEconomía Intelligence.

Continue a leitura e conheça a trajetória da organização, sua estrutura clínica e os investimentos em inovação! Vamos lá!

História

O Hospital Albert Einstein não começou com uma grande estrutura, nem provido por uma grande quantidade de capital. A instituição foi idealizada em 1955 pelo médico Manoel Tabacow Hidal, que apresentou a empreitada para amigos próximos.

Em pouco tempo, o sonho de um pequeno grupo tornou-se o foco de toda a comunidade judaica — oferecer à população brasileira uma instituição capaz de assumir a posição de vanguarda na área da saúde.

Ainda na década de 60, o hospital focou na responsabilidade social, atuando fortemente no cuidado infantil — instituiu-se a Pediatria Assistencial, que atendia gratuitamente às crianças moradoras da região do Morumbi.

A prática perdurou por muitos anos e, em 1997, a instituição implementou o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, atendendo a 10 mil crianças na comunidade.

O projeto de expansão foi iniciado em 2006. Em apenas três anos, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira pôde executar um projeto faraônico — a unidade principal, no Morumbi, conta com 16 andares em 70.000 m² de construção, novos pavilhões e edifícios.

Estrutura

Tecnologia

O Hospital Albert Einstein, juntamente com o Hospital Sírio Líbanês e o Hospital Samaritano, ocupam a estreita lista de classificação da HIMSS, uma entidade internacional que atesta o uso efetivo da Tecnologia da Informação na área da saúde.

Além de disponibilizar exames e imagens clínicas para os pacientes pela internet, grande parte da estrutura é automatizada, ou seja, feita por um software com protocolos predeterminados.

As instituições citadas estão no estágio seis, em uma forma de classificação que vai do zero ao sete.

Centro cirúrgico

A Unidade Morumbi possui seis salas cirúrgicas com foco na área de Oftalmologia, chamadas de Minimamente Invasivas. Nelas, as cirurgias são feitas a laser. O mesmo pavilhão — Vicky e Joseph Saphra — também conta com seis salas cirúrgicas tradicionais.

O Edifício Manoel Tabacow Hidal — no mesmo complexo Morumbi — conta com 14 salas para cirurgias de alta complexidade, como transplantes, cirurgias cardíacas, neurológicas e qualquer outra especialidade que apresente risco elevado.

Algumas cirurgias são automatizadas e feitas por um robô, nomeado da Vinci. O Albert Einstein instituiu a cirurgia robótica em 2008, realizando, em apenas três anos, 600 cirurgias na modalidade.

Unidades

O Albert Einstein apresenta diversas unidades de tratamento ao paciente — são oito edificações em lugares distintos de São Paulo:

  • unidade Alphaville;
  • unidade Morumbi;
  • unidade Ibirapuera;
  • unidade Perdizes Higienópolis;
  • unidade Vila Mariana;
  • unidade Jardins;
  • unidade Cidade Jardim;
  • unidade Chácara Klabin.

A Unidade do Morumbi, a maior e mais conhecida, é a única a apresentar leitos para internação. Nas outras, são efetuados apenas exames e consultas.

Para ensino, a instituição investiu em ambiente especializado para o aprendizado dos alunos:

  • unidade Faria Lima;
  • unidade de Treinamento Ipiranga;
  • unidade Morato;
  • unidade Paulista;
  • unidade no Rio de Janeiro;
  • unidade em Belo Horizonte.

A Unidade Morato é a única a fornecer o curso completo de Medicina e Enfermagem. As turmas são pequenas, com 50 vagas por semestre para Medicina e 60 vagas para Enfermagem, a cada período. As outras unidades oferecem cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein ainda tomou para si a administração de 22 unidades públicas, em regime de parceria público-privada. Além disso, a sociedade assumiu, em dezembro de 2015, o Hospital da Vila Santa Catarina, com atendimento 100% SUS.

Especialidades

O Hospital Albert Einstein apresenta dez especialidades médicas:

  • cardiologia;
  • cirurgia;
  • hematologia;
  • neurologia;
  • oncologia;
  • ortopedia e Reumatologia;
  • pediatria;
  • psiquiatria;
  • radiologia intervencionista;
  • transplantes.

Em todas as áreas, a instituição atua na realização de exames, consultas, cirurgias e acompanhamento do paciente, contando com um centro de reabilitação.

O Hospital apresenta, ainda, uma maternidade, localizada no complexo da Unidade Morumbi. A área, dividida por setores, apresenta o Programa de Terapia Fetal na Clínica de Especialidades.

Esse esquema permite a integração de médicos de diferentes especialidades, formando uma equipe multidisciplinar, situação necessária no caso de anomalias fetais.

Reconhecimento

A reconhecida qualidade do atendimento do Albert Einstein faz com que pessoas de todos os tipos busquem o hospital, incluindo políticos, celebridades televisivas e atletas, entre outros.

Pelé, o Rei do Futebol, já esteve internado duas vezes na instituição em menos de um ano, por motivos diferentes. Após cirurgias incisivas, o ex-jogador apresentou uma rápida recuperação — proporcionada pelos tratamentos de ponta realizados no hospital.

Outro caso de grande repercussão envolveu Luciano Huck e Angélica, apresentadores da Rede Globo, que também já foram internados no Hospital Albert Einstein. Devido à gravidade do caso — um acidente aéreo — os envolvidos receberam apoio psicológico durante o período em que estiveram internados.

Vanguarda na busca pela inovação

O Albert Einstein foi fundado sobre preceitos de inovação na medicina. Mais do que apenas investir em robótica para as cirurgias, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein lançou sua própria iniciadora de startups — a Eretz.Bio — com o propósito de incentivar o empreendedorismo na área da saúde.

A iniciadora oferece toda a infraestrutura necessária para alavancar as pesquisas de startups selecionadas, que têm acesso aos laboratórios e podem utilizar os resultados já obtidos no ramo.

A Eretz.Bio estabeleceu parcerias com empresas farmacêuticas nacionais e internacionais. Sua função é criar novas empresas de ciência e tecnologia, abastecendo um mercado defasado no Brasil.

O Hospital Albert Einstein é apenas uma das muitas instituições administradas pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, uma organização sem fins lucrativos. Isso explica as notas elevadas em parâmetros de classificação — o ser humano sempre vem em primeiro lugar.

Agora que você já conhece mais essa renomada instituição de saúde, que tal compartilhar esta postagem nas redes sociais? Assim, você poderá ajudar amigos e familiares a escolherem um hospital de excelência!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.


Also published on Medium.

Newsletter

Share This