Câncer: a prevenção e o diagnóstico precoce são fortes aliados

jan 15, 2018

1O câncer é um fantasma que assombra muitas famílias. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), espera-se quase 600 mil casos anuais da doença no Brasil. Apesar dos números alarmantes, a boa notícia é que o tratamento está cada vez mais eficiente e a prevenção do câncer tem ganho mais força, aumentando as chances de cura.

Para dar força ao movimento, são realizadas todos os anos a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, cujo objetivo é incentivar ações de prevenção ao câncer de mama e de próstata. Essas datas são ótimas oportunidades para lembrar a população dos cuidados com a saúde e da importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

Nesse post, você vai saber mais sobre os principais tipos de câncer, os tratamentos, a prevenção do câncer e as formas de detectar cedo. Acompanhe e mantenha-se bem informado!

O que é câncer?

Esse é o nome dado a mais de 100 doenças que são causadas pelo comportamento anormal de células antes saudáveis, mas que passam a crescer desordenadamente. Essas células invadem tecidos do corpo e órgãos, prejudicando o funcionamento de todo o organismo.

As causas para o surgimento do câncer podem variar, mas nem sempre são previsíveis. Entre eles, destacam-se pré-disposição genética, estilo de vida desregrado, sedentarismo, má alimentação, uso de álcool e tabaco, sexo desprotegido, entre outros. Fatores ambientais, como presença de produtos químicos tóxicos em construções ou no trabalho, também podem ter grande influência.

Quais os principais tipos?

Segundo o INCA, o tipo de câncer mais comum é o de pele, que atinge a homens e mulheres igualmente. Para os homens, os tipos mais comuns são de próstata, pulmão cólon e reto, boca, esôfago, laringe, bexiga e leucemias. Já para as mulheres, os tipos mais incidentes são de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão, estômago, corpo do útero, ovários, e outros. Já entre as crianças, um dos cânceres mais comuns é a leucemia, que atinge a medula e o sangue.

Em todos os casos, é importante que o tratamento seja iniciado o quanto antes. É importante lembrar que o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura.

Como é o tratamento?

Em geral, o tratamento do câncer inclui a retirada total ou parcial das células cancerosas, medida que visa diminuir sua rápida propagação. Após essa etapa, é iniciado um tratamento com uma combinação ampla de medicamentos, que vão atuar na inibição das células malignas.

Dependendo do caso, pode ser necessário realizar radioterapia, que é uma forma de “matar” o câncer por ondas de raio-X. Esse tratamento é feito junto com a quimioterapia. No caso de leucemia, pode ser necessário realizar o transplante de medula óssea.

Os tratamentos podem ser muito agressivos, por isso, é fundamental contar com acompanhamento médico e com o apoio da família durante todo o processo.

Quais as formas de prevenção do câncer

Evite cigarro e bebidas alcoólicas

A fumaça de cigarro já é um cancerígeno conhecido, que age tanto em fumantes quanto em não-fumantes. Ao ser acendido, o cigarro libera centenas de substâncias tóxicas que, no longo prazo, podem desencadear tumores e disfunções no metabolismo, levando ao câncer. Como isso afeta todos que têm contato com a fumaça, é importante respeitar sempre as regras que proíbem cigarro em ambientes fechados, além de evitar fumar perto de crianças.

Já o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode ser prejudicial e levar a diversos problemas no fígado, esôfago e intestino. Estudos indicam, inclusive, que mesmo pequenas doses frequentes de álcool aumentam significativamente as chances de desenvolver câncer de mama e de próstata.

Cuidado com a alimentação

Comida ultra-processada, cheia de agrotóxicos e com rótulos muito longos são grandes vilões para a saúde. O consumo prolongado desses alimentos com muitos conservantes e outros ingredientes de nomes complicados pode desencadear sérios problemas no intestino, levando até mesmo ao câncer.

Além disso, também é preciso ter atenção à comida fresca comprada em supermercados. Muitos legumes são cheios de venenos e pesticidas, o que no longo prazo pode levar à mutação de células e formação de tumores. Portanto, é importante lavar bem os alimentos e sempre buscar saber sua procedência.

Faça sexo seguro

Apesar de comum, o HPV é um vírus extremamente perigoso. Em geral, ele é transmitido durante relações sexuais sem camisinha. Essa doença, que em alguns casos causa verrugas na região genital, também pode formar tumores no colo do útero e no pênis.

O vírus pode ficar inativo por anos antes de causar problemas, e por isso é importante prevenir e realizar exames constantes. A melhor forma de evitar a contaminação é usar preservativos em todas as relações sexuais, além de tomar as devidas vacinas contra a doença.

Use filtro solar

De acordo com o INCA, são estimados 5.670 novos casos de câncer de pele por ano. Por isso, usar filtro solar constantemente, especialmente em um país ensolarado como o Brasil, é fundamental. Além de conservar a pele por mais tempo, evita-se a formação de melanomas.

Cuide da segurança do local de trabalho e da sua casa

Em construções antigas e de baixo custo, é comum encontrar materiais como amianto e chumbo. Essas duas substâncias são extremamente tóxicas ao ser humano e podem levar ao desenvolvimento de câncer. Por isso, é importante sempre checar se seu local de trabalho e residência está dentro das normas de segurança. Outras substâncias que podem ser encontradas são o cádmio (em tintas) e o mercúrio (em termômetros).

Como detectar precocemente?

Fique atento e esses sintomas, tanto em adultos quanto em crianças:

  • palidez constante ou excessiva;
  • febre frequente e insistente;
  • dores frequentes no corpo e nas juntas;
  • anemia constante;
  • manchas pelo corpo;
  • pintas que mudam de posição, cor e formato;
  • nódulos ou caroços estranhos e doloridos;
  • vômito frequente;
  • fezes ou urina com sangue;
  • infecções frequentes.

Se sentir ou verificar a presença de qualquer um desses sintomas, sozinhos ou combinados, consulte um médico imediatamente. Caso haja histórico da doença na família, não deixe de realizar um acompanhamento geral para que tudo seja investigado.

Exames como a mamografia, exame do toque e papanicolau são essenciais para as mulheres e devem ser realizados regularmente. Já os homens devem fazer, além do acompanhamento com um clínico geral, o exame do toque para prevenir o câncer de próstata.

Gostou de conhecer essas medidas de prevenção do câncer e quer continuar acompanhando outras dicas de saúde? Assine a nossa newsletter e receba todas as informações do blog diretamente na sua caixa de entrada!

Tabelas atualizadas dos principais planos de saúde: planos individuais, empresariais, para gestantes, para crianças, para familiares e para idosos.